Resumo:
Tendo em vista que um dos pontos essenciais para a definição de uma marca é o seu posicionamento no mercado, o presente projeto, formulado e defendido pelos integrantes da agência Columbia Comunicação visa posicionar a empresa Campo Belo diante de seu público-alvo. Tal posicionamento trata de dois pontos de vista: o primeiro é como a empresa deseja ser reconhecida no mercado e o segundo diz respeito ao modo como ela é percebida pelo seu público. Diante de tal conceito, o objetivo geral será detectar qual é a percepção que o usuário do empreendimento tem a respeito do mesmo e qual a necessidade de realizar o rebranding e o posicionamento da marca. Especificando os objetivos, o projeto indica pontos fortes e fracos que influenciam sobre o posicionamento; realiza uma sondagem junto ao público-alvo sobre qual posicionamento é o ideal a ser adotado e conclui como este público compreende realmente a nomenclatura atual utilizada pelo cliente, ao denominar-se “resort”. Para se chegar a tais conclusões, foram executadas pesquisas exploratórias, sendo que a primária se deu através de um questionário minucioso enviado por e-mail aos seus usuários e, a secundária, ocorreu através de análises de depoimentos e comentários junto às plataformas Facebook, TripAdvisor, Google e Booking. Apesar de ter-se conseguido levantar dados importantes para o embasamento deste projeto com a pesquisa primária, foi através da pesquisa secundária que se chegou a uma real conclusão sobre a percepção que o público tem a respeito da marca, objeto deste estudo. Foi analisando criteriosamente cada aspecto dos serviços prestados pela empresa, que foram detectados os pontos positivos e negativos e o que o público realmente espera encontrar quando contrata tais serviços. Analisando todas as possibilidades de posicionamento, ficou claro que a melhor opção entre todas seria a de firmar a marca no posicionamento por mente ou lembrança, através do conceito evolução, mostrando que a empresa desde suas origens, busca sempre evoluir em todos os aspectos para que o seu cliente/usuário também evolua na sua qualidade de vida, tendo sempre em mente que as melhores vivências com a família e os amigos, irão acontecer no Campo Belo. Esse nome deve ser a primeira opção na lembrança do consumidor.
Ficha Técnica:
INTEGRANTE(S) DO TRABALHO:
Aline Ayumi Oshita
Clarice Honório da Silva
Jader Felipe Andrade da Silva
Laura Thaís dos Santos Ferreira
Lucas Alberto Silva Rodrigues
Tauêh Cassiano da Conceição
ORIENTADOR(ES):
Prof. Me. Matheus Monteiro de Lima
Prof. Esp. Dhiego Silva Saraiva
Prof. Esp. Haroldo Oliveira Filippi