1º Festival Cria de Leão é sucesso de participação e público

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Beatriz Zoccoler e Rodrigo Marinelli, especial para Escola de Comunicação
26/05/2023 às17h

Auditório lotado para conferir os vencedores do 1º Festival Cria de Leão – Foto: Gabrielle Fontan

Os alunos do 3º termo de Publicidade e Propaganda, Eduardo Alves de Souza Coelho, 19 anos, e Gabriel Henschel Almeida, 18 anos, foram os vencedores do 1º Festival de Criatividade Cria de Leão, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais em parceria com o Penso Design com o board Boopper. O briefing, que foi divulgado no primeiro dia do festival, era Halloween do Burger King, especificamente sobre o lanche Whopper. Eles ganharam: inscrição do board na categoria estudante do anuário do Clube de Criação de São Paulo e duas entradas. 

O segundo lugar ficou com as alunas de Publicidade Lilian Medeiros e Tathiane de Freitas e, em terceiro lugar, Maria Eduarda Silvestre (Publicidade) e Luana Vieira (Design).  Ambas duplas ganharam inscrição do board na categoria estudante do anuário do Clube de Criação de São Paulo.

Os publicitários premiados e ex-alunos da escola Bruno Reis e João Corazza, ACDs da David Miami, que foram os mentores do evento, ficaram satisfeitos com os resultados da primeira edição. 28 duplas entre estudantes de Publicidade, Jornalismo e Design se inscreveram. As três duplas vencedoras terão ainda, como parte da premiação, um dia com João e Bruno via GoogleMeet na agência.

O coordenador da Escola de Comunicação, Tchiago Inague Rodrigues, enfatizou que a participação dos alunos no festival foi muito boa e que os ensinamentos deixados pelos mentores foram únicos e importantíssimos. “É com muita satisfação que a gente finaliza esse projeto inovador e exitoso que contribui com a formação dos discentes”. 

O envolvimento dos alunos foi tão grande nos três dias de evento que o coordenador já sinaliza a realização de uma próxima edição em 2024. “O evento já nasceu para ficar, quando eu trouxe a ideia eu já tinha pensado em fazer todo o ano”, complementa o professor de Publicidade e um dos organizadores do evento, Haroldo Oliveira Filippi.

Filippi ainda frisa que foram apresentadas muitas propostas bacanas. “Os júris quando estavam deliberando viram muitas ideias boas. Achei super positiva a entrega”, ressalta.

A professora de Publicidade, Mariangela Fazano, também elogiou a qualidade dos boards apresentados e a dedicação dos alunos neste período. Quem quiser ver o material, ele está exposto no corredor da Escola de Comunicação e no final desta reportagem.

Participação

O aluno Gabriel Henschel, responsável pelo conceito da campanha vencedora, explicou que a ideia é que as pessoas gravem sustos em amigos, familiares, no próprio animal de estimação ou em qualquer pessoa próxima e, em seguida, com o intuito de engajar e para que os participantes da campanha ganhem o cupom para pegar o lanche, eles compartilhem o vídeo nas redes sociais e mencionem a “#BOOPPER”.

“Essa ideia foi uma adaptação de uma ideia antiga. A gente percebeu que o susto é sempre um negócio muito cômico e sempre tem bastante repercussão na internet. Então, se a gente levar o susto com uma mecânica de recompensa, que nós analisamos que é muito comum no BK, a pessoa pode dar um susto e receber o cupom do lanche. Aí eu falei ‘então, se for um lanche, não vai ser o Whopper, a gente pode fazer o Boopper, ‘tá’ na nossa mão para a gente um lanche super ‘da hora’, com um nome super fácil de lembrar’”, pontua o aluno.

Almeida ressalta que pretende participar de outro festival, porque, segundo ele, “é um jeito de provar” que está avançando. “Se eu não tiver ideias e dar o meu melhor, eu não vou ter certeza se o meu melhor está seguindo um padrão bom. Então, eu preciso participar de alguma coisa, se for para perder, eu perco e tento melhorar no próximo”, avalia.

Eduardo, responsável pelo design do projeto, mencionou a colaboração das duas partes e citou que a produção do board só foi possível por conta da dinamicidade dos alunos. “Eu ajudava em alguns aspectos da redação, a gente discutia as ideias juntos, era sempre um vai e vem, uma discussão onde os dois podiam colaborar com a ideia, e ele ajudou bastante na diagramação. Ambos colaboraram na produção do nosso board”, argumentou.

O estudante também adicionou que pretende participar de outros festivais para “dar o máximo para melhorar ainda mais nesta área”.

Júri

O júri foi composto por Marcelo Bruzzesi, VP de criação Betch Havas, Isadora Valente, redatora sênior na Wunderman Thompson, e Gustavo Grael, CEO e diretor de criação da G+.

Programação 

O encerramento do festival contou com abertura feita pelo publicitário Bruno Dias e o professor Dennis Pereira com o “Briefing à conversão”, quando eles falaram sobre o trabalho que é desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da Unoeste. 

Alunos do primeiro termo de Jornalismo e Publicidade: Ana Clara Magro de Souza, Gabrielle Fontan Santos, Gustavo Lopes Cabral, Maria Clara Catuchi Cosso e Marianne Evaristo de Santana, supervisionados pela professora, Giselle Tomé, auxiliaram na organização do encerramento. 

Confira as peças apresentadas:

1º lugar:

Eduardo Alves – Publicidade

Gabriel Henschel – Publicidade

2º lugar:

Lilian Medeiros – Publicidade

Tathiane Freitas – Publicidade

3º lugar:

Luana Vieira – Design

Maria Eduarda Silvestre – Publicidade

Yasmim Rodrigues – Publicidade

Adalberto Wirries – Publicidade

Amanda Araújo – Marketing

Isabelle Andrade – Publicidade

Ana Gabriela Pesente – Publicidade

Murilo Yuji – Publicidade

Beatriz Naponoceno – Design

Gustavo Henrique – Design

Diego Galindo -Design

Luiz Souza – Design

Ester Padilha – Marketing

Juan Costa – Design

Gabriel Barboza – Publicidade

Lucas Santos – Publicidade

Gabriel Franco – Design

Matheus Henrique – Publicidade

Gabriela Ferreira – Publicidade

Felipe Pacanaro – Publicidade

Guilherme Oliveira – Publicidade

Vitor Hugo Pattaro – Jornalismo

Jacqueline Tavares – Publicidade

Kalline Klem – Publicidade

João Daniel Ouchi – Design

Giovany De Capa – Publicidade

João Kavalchuk – Publicidade

Gabriela Vilela – Design

João Marcelo Rodrigues – Publicidade

Rafael Miranda – Publicidade

Lethicia Aguiar – Publicidade

João Vitor De Oliveira – Design

José Fernandes – Publicidade

Mattheus Rosseto – Publicidade

Júlia Garcia – Publicidade

Maria Eduarda Vilas Boas – Publicidade

Laynara Rocha – Design

Letícia Lima – Marketing

Marianne Santana – Jornalismo

Anna Beatriz Lima – Marketing

Paola Jorgino – Publicidade

Helen Caroline Lopes – Publicidade

Pietra Chaddad – Publicidade

Maria Eduarda Silva – Publicidade

Victor Hugo Staut – Publicidade

Vinícius Roberto Soares – Design

Victor Zago – Design

Isabela Infante – Publicidade

Diego Galindo – Design

Luiz Felipe Souza – Design

Gabriel Machado – Design

Nathan Inácio – Design

Gabrielle Fontana – Jornalismo

Beatriz Linhares – Publicidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​