2ª Mostra Cult Motion é realizada na Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

27/11/2017 às 12:02 – Atualizado em: 28/11/2017 às 10:06 
Leandro Nogueira

Cedida

O evento envolve os alunos do 4º termo do curso de Fotografia

Em clima de despedida da faculdade, a turma do 4º termo de Fotografia exibiu, na quinta-feira (23/11), a 2ª edição da Mostra Cult Motion. Este trabalho utiliza uma técnica de curta-metragem feito com sequências de fotografias com a finalidade de contar uma história em vídeo, o stop motion. No total, foram produzidos nove audiovisuais, cada um com duração de um minuto.
 
O professor Luiz Carlos Dale foi orientador dos trabalhos e organizador do evento. Ele conta que esta é uma atividade interdisciplinar da disciplina de Direção de fotografia para cinema e vídeo, lecionada por ele, e Cultura da imagem, ministrada pelo professor Dr. Roberto Mancuzo.
 
A dupla Gabriela Simone e Elisangela Silva abordaram como tema a era das imagens e representações sociais, intitulado “Até parece”. No curta é apresentada uma pessoa que, a partir do momento que se coloca na frente de uma câmera como Youtuber, representa uma personalidade diferente de sua realidade para ser aceita pela sociedade. Gabriela explica que “a intenção é conscientizar as pessoas sobre mostrar quem elas são de verdade, pois muitas pessoas que se colocam na frente das câmeras se transformam em outras personas e fazendo coisas maldosas”.Ela acrescenta que foram três dias somente para tirar as fotos, usando uma câmera para gravar a personagem e outra executando as fotos num ponto fixo. “A maior dificuldade foi mostrar a bipolaridade da personagem em um minuto, mas vendo o resultado, fico muito orgulhosa, ficou do jeito que planejamos”, destaca Gabriela.

Com o tema Iconofagia, o grupo de Fábio Tanaka e Márcia Tanaka criaram o título “Salvem a Barbie!!!”. O tema trata da supervalorização da imagem e seu excessivo uso, a relação do comportamento do homem como indivíduo, por meio das imagens da Barbie fazendo selfie a todo o momento. “A ideia é mostrar esta era em que as pessoas são engolidas pela imagem. Somos facilmente influenciados por aquilo que vemos e o que vemos nos transmite algum tipo de sensação, que nos leva de um estado alegre para um totalmente triste em questão de segundos”, comenta Fábio.

A aluna Nathália Moura, do 6º termo de Jornalismo, esteve presente na mostra e conta que os temas realmente são coisas que acontecem na realidade e conseguem alertar as pessoas a terem mais cuidado. “É importante abordarem a exposição das pessoas na internet, pois diariamente vemos isso nos noticiários e serve como um alerta para as pessoas se preocuparem mais com a própria imagem”.

O tema de cada projeto foi decidido na disciplina de Cultura da Imagem, ministrada pelo professor Dr. Roberto Mancuzo, com o intuito de preparar os alunos para produzir vídeos que tragam reflexões no público. “Vivemos em uma sociedade da cultura da imagem, a partir disso, dividimos temas que abordem o fluxo de informações que produzimos e recebemos”, explica o docente.

O evento
 
A apresentação ficou por conta das alunas Gabriela Simone e Maria Vitória Melo, no Auditório Jarandá, Campus II, Unoeste. No final dos curtas, os alunos apresentaram uma homenagem aos professores como forma de gratidão.
 
Na exibição estiveram presentes para analisar os vídeos, a fotógrafa Cláudia Koga e Denilson Biguete, Assessor da Secretaria da Cultura. Cláudia diz estar admirada com os trabalhos e destaca o que é necessário para a produção destes projetos. “Uma boa formação cultural é essencial para a composição de um trabalho fotográfico. Além disso, a temática deve deixar sempre uma mensagem de positivismo e reflexão para o público”.

As nove produções poderão ser assistidas no canal do YouTube da TV Facopp Online (www.youtube.com/tvfacopponline), a partir de segunda-feira (27/11).

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.