Resumo:
Com 13 anos entre a veiculação da campanha “Verão Redondo” e “Mulheres na Busca” este estudo pretende traçar um paralelo sociocultural sobre influência e ascensão econômica da mulher junto à tomada de decisão de compra, até a nova veiculação da imagem feminina na publicidade da cervejaria Skol. O foco no mercado cervejeiro surge após a reformulação do uso figura feminina em sua comunicação mercadológica. Um nicho até então sexista, hoje não usa mais a mulher como conteúdo da mensagem, essa agora é o alvo da comunicação. Diante disso, é necessário compreender os fatores que culminaram nessa reformulação da posicionamento. O objeto deste estudo é a marca Skol. A produção de uma análise comparativa e evolutiva se faz em referência a obra de Roland Barthes, adotando a metodologia prática elaborada por Trindade, Amendola e Rotta, em Fotografia de Moda: análise semiótica das campanhas das marcas Ellus e Riachuelo (2015) encaminhará a aplicação didática no estudo de sentidos e conotação na linguagem imagética.
Ficha Técnica:
INTEGRANTE(S) DO TRABALHO:
ALENCAR, Emanuelle A. Alencar
ORIENTADOR(ES):
Profª Mª Mariangela Fazano Amendola
Profª Mª. Fernanda Sutkus de Oliveira Mello