3º ExPP: Artigo – O Mito Da Marca no Enredo Cinematográfico: Análise Sobre as Inserções da Nike no Filme Homem-Aranha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Resumo:

O presente artigo analisa a construção do mito da marca dentro do enredo cinematográfico, bem como atrela a evolução da personagem em paralelo ao arquétipo da marca. Para tanto, levantam-se duas hipóteses de inserções da Nike dentro do enredo do filme Homem-Aranha, de 2002 (Sam Raimi). Por meio de metodologia qualitativa, com a análise bibliográfica de estudiosos da Mitologia, como Barthes, Campbell e Camargo; assim como da obra de Mark e Pearson, além da análise do enredo do filme. É possível notar que a marca Nike se fortalece perante o seu público-alvo quando tem o seu arquétipo associado ao arquétipo principal do filme (Herói). Da mesma forma, a mensagem do enredo, por meio das cores e enquadramento que valorizam a marca, é completada pelo que ela essencialmente evoca. 

Ficha Técnica: 

INTEGRANTE(S) DO TRABALHO:

Thálita Agante Fernandes

ORIENTADOR(ES):

Profª Mª Mariangela Fazano Amendola

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Pesquisa por palavra:

Pesquisa por ANO DE PUBLICAÇÃO:

Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.​