3º ExPP: Plano de Marketing – Plano de Marketing Turístico em Presidente Epitácio

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Sumário Executivo:

O negócio refere-se à Estância Turística de Presidente Epitácio localizada no Oeste do Estado de São Paulo. A cidade conta com recursos naturais, pesca, atividades esportivas, culturais e gastronômicas que fez com que ela se tornasse referência de lazer e turismo no Oeste Paulista. A falta de uma comunicação e divulgação integrada das atividades que o município oferece levou ao desfalque de turistas, o que faz com que a Estância se torne desvalorizada pela população, o que assim provoca a perda de recursos. A atual situação em que a Estância se encontra fez com que o grupo, realizasse uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o aumento de turistas, através da aplicação de uma pesquisa. Após o estudo realizado, o grupo entendeu o tamanho do universo turístico a ser explorado, que não somente Presidente Epitácio precisa de um bom marketing turístico, mas sim diversas cidades que possuem esse potencial. Pensando nisso o grupo resolveu criar uma agência de marketing turístico, a fim de criar estratégias e alcançar os resultados que uma cidade turística realmente necessita. Porém, como o objeto de estudo é a Estância Turística de Presidente Epitácio, começaremos a desenvolver o nosso projeto, criando estratégias de marketing turístico na cidade, fazendo assim nossa marca ser reconhecida em outros lugares. A Agência, denominada como Sou+ através de toda a pesquisa realizada com moradores e turistas de toda região, entendeu que Presidente Epitácio neste momento necessita de uma comunicação e de uma divulgação integrada que possibilite os turistas a terem uma noção de todo seu potencial e de todas as suas atividades, pois com os resultados colhidos pudemos ver claramente que os turistas não aproveitam tudo o que a estância tem a oferecer por simplesmente não ter essa integração, fazendo com que não conheçam tudo o que podem usufruir. Com tudo isso a Sou+ entrará com um projeto de comunicação digital integrada onde por meio de um portal e redes sociais irá comunicar e divulgar da melhor forma possível os três pilares do turismo de Presidente Epitácio que é o Aquático, Gastronomia e a Rede Hoteleira. Fazendo assim com que os turistas conheçam todo o seu potencial e possam usufruí-lo cada vez mais trazendo satisfação e se tornando referência. Foi realizada duas pesquisas, sendo a primeira com os turistas da região, para saber com que frequência vão para Presidente Epitácio, o público alvo, os lugares mais procurados, como acham que é a divulgação da cidade e entender melhor como os turistas veem a cidade como um todo. Os resultados foram muito importantes para entender o quanto seria necessário investir numa comunicação integrada e eficaz para a divulgação da cidade, saber em quais redes sociais trabalhar e obter melhores resultados. A segunda pesquisa foi realizada com os moradores, para saber há quanto tempo moram na cidade, se sabiam que a cidade é considerada uma Estância Turística, quais as atividades mais procuradas, saber sobre a concorrência e entender como é realizada a divulgação. Com os resultados, entendemos que é necessário sim uma boa comunicação para que possa ter uma melhor divulgação de Presidente Epitácio, para os moradores e principalmente para os turistas, informações e interações sobre a cidade. 

Ficha Técnica: 

INTEGRANTE(S) DO TRABALHO:

Eloisa Salomão Dos Santos Favareto 

Juliane Crisembeni Pedroso 

Karine Monique Da Silva

Leticia Da Silva Bonillo 

Marina Correa De Andrade 

Mylene Stephany Pires De Souza 

ORIENTADOR(ES):

Profª Mª. Fernanda Sutkus de Oliveira Mello

Prof. Esp. Alexandre Lucas Bavaresco Macedo

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