4º termo de Jornalismo produz vídeo sobre a vida de Assis Chateaubriand

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

27/11/2017 às 07:34 – Atualizado em: 28/11/2017 às 10:11 
Bruna Leite e Yuri Aquinno Cruz

Leandro Nogueira

Ao todo, as duas turmas produziram 17 curtas-metragens

Entre os dias 21 e 23 de novembro, os graduandos do 4º termo de Jornalismo do período da manhã e noite apresentaram os curtas-metragens que produziram sobre o livro ‘’Chatô: O rei do Brasil”. O trabalho é desenvolvido na disciplina de Telejornalismo I, ministrada pela docente Thaisa Bacco.
 
Com a junção dos vídeos realizados pelas duas turmas, ao todo foram desenvolvidas 17 curtas. Thaisa ressalta que as produções deste ano foram muito bem executadas. De acordo com a professora, os alunos inovaram nas escolhas dos estilos cinematográficos. Outro ponto a ser destacado é que os próprios estudantes participaram como atores para os vídeos dos demais colegas.
 
A estudante Thais Vizary, do período matutino, explica que para ela a maior dificuldade foi ter que executar algo que nuca tinha feito antes. Segundo a aluna, foi preciso muito empenho para conseguir entregar um produto final de qualidade. “Eu achei muito legal produzir um curta, porque tínhamos várias ideias na cabeça e conseguimos colocar em prática”, afirma.
 
Thais ainda destaca que trabalhar em grupo é sempre um desafio, mas no fim deu tudo certo. “O que ficou de conhecimento para mim foi que todo o processo de roteiro, gravação e edição, não são coisas fáceis de fazer, exige bastante cuidado, pois são muitos detalhes, é um processo demorado que demanda muita atenção”.
 
Michelle Santos, graduanda do período noturno, conta que produzir um vídeo sobre a vida de Assis Chateaubriand foi uma boa experiência. “Eu diria que para mim foi algo bem impressionante, pois antes dessa disciplina e desse trabalho eu não imaginava que seria capaz de fazer algo assim, ler capítulos de um livro tão complicado, entender e absorver o que tem principal nos capítulos e depois desenvolver um curta”.
 
A aluna diz que algo bacana no trabalho de Telejornalismo é o fato de envolver várias outras matérias também, pois é no momento de produzir o audiovisual que os estudantes colocam em prática algumas das técnicas que já foram aprendidas em outras disciplinas do curso, como História e Linguagem do Cinema.
 
Para João Martins, a escolha do movimento cinematográfico foi primordial para o desenvolvimento das etapas de produção. “Nós primeiro selecionamos as partes mais relevantes do capítulo e assim decidimos o que seria importante mostrar no vídeo”, conta.
 
Sobre as dificuldades, João diz que o fato de dois integrantes do grupo morarem em outras cidades atrapalhou um pouco. “Tivemos que nos organizar e separar um tempo para a produção do vídeo”, finaliza.

E, para quem ficou com vontade de assistir e conhecer um pouco mais sobre Chatô, os audiovisuais realizados pelos futuros alunos estarão disponíveis no canal do YouTube da TV Facopp em breve.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.