Rayane Pedroso
18/11/2022 às 18h
Alívio e nervosismo resumiam a sensação dos alunos do 4º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste na noite de ontem (17/11) durante a apresentação final do Projeto Integrador (PI), no qual eles deveriam entender o processo de comportamento de consumo de diferentes públicos do banco digital Nubank. A apresentação aconteceu no Auditório Jacarandá, piso 4 – bloco B3 do Campus II da Unoeste, às 19h, e contou com a presença de convidados externos de cooperativas locais, diretores do Sicoob Uni SP e do Sicredi.
Unindo todas as disciplinas do semestre, o trabalho tinha o objetivo de trabalhar em cima de uma empresa real e apresentar novas propostas de comunicação. “Durante esse termo a unidade de ensino tem a ver com comportamento de consumo. O case de um banco digital que atenda vários públicos distintos, foi muito feliz, porque eles tiveram que entender realmente as motivações de cada público e criar soluções para eles. A questão de fazer na prática, aplicando a teoria, faz com que a aprendizagem ganhe um significado”, explica a professora e coordenadora geral do PI, Priscila Guidini.
Ela conta também que o Projeto é sempre muito trabalhoso e ao fim do semestre os alunos começam a perder o gás, mas isso não foi um problema. “O final, como sempre acontece nos PIs, foi muito satisfatório. Trabalhos bem realizados, apresentação impecável, público grande e qualificado. Ficamos muito felizes com o resultado”.
Dever cumprido
A aluna Gabriela Alves também fala sobre os desafios durante o processo, mas ressalta a satisfação com o resultado. “Todo o trabalho nos ensinou muito, usamos o laboratório de pesquisa pela primeira vez, desenvolvemos a base de um aplicativo pelo Adobe XD e aprendemos na prática como funciona uma pesquisa de grupo focal”. Ela diz que enxerga o empenho na turma e que todos lidaram muito bem com o PI. “Que venha o próximo no semestre seguinte”, conclui animada.
“Se tem uma coisa que vale a pena nos projetos integradores, é vencer os desafios, tanto dos alunos, como dos docentes em conseguir evidenciar na prática o que a teoria nos diz. E o trabalho desenvolvido pelos alunos do 4º Publicidade trouxe essa sensação de desafio cumprido”, é o que ressalta o professor Dhiego Saraiva, responsável pela disciplina de Pesquisa de Mercado. Além disso, ele também fala sobre a evolução individual de cada um durante o desenvolvimento, o entrosamento entre os grupos e a autonomia e apropriação do problema e os caminhos estratégicos.
Veja um pouco das apresentações:
Conteúdos relacionados: