6º termo de Jornalismo defende pré-projetos de TCC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

01/06/2017 às 13:30 – Atualizado em: 01/06/2017 às 11:38 
Bruna Leite e Sandra Prata

Beatriz Vitrio

Imagem Notícia
Aprovados, os grupos seguem agora para as correções e alterações na parte teórica do trabalho

O desenvolvimento de um pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exige muito empenho por parte dos estudantes e no momento da apresentação há sempre um misto de tensão e alegrias. Foi assim que os alunos do 6º termo de Jornalismo se apresentaram para as bancas de qualificação na última quinta-feira (25/05).
 
Os primeiros a se apresentarem foram Aline Muchiut, Alisson Negrini, Ana Carolyna Simões, Caroline Lima, Lucas Foster e Thiago Anacleto, o grupo tem como tema “Webjornalismo: análise dos canais do youtube como ferramenta jornalística”. Os professores da banca eram Carolina Mancuzo, Fabiana Alves, Gabriela Araújo, Thiago Ferri e Tchiago Inague.
 
Para Ana Carolyna, passar pela qualificação foi algo desafiador e bem tenso, mas a equipe foi aprovada e terão como orientador o professor Thiago Ferri. A estudante conta qual o objetivo do tema escolhido. “Nós temos a intenção de mostrar o youtube como uma ferramenta de informação jornalística”, explica.
 
Na sequência foi a vez do pré-projeto intitulado “Fotojornalismo como ferramenta de comunicação em uma escola estadual de Presidente Prudente”, apresentado por Adrielle Rozende, Elisama Reis, Maria Júlia Meyer e Rafael Nascimento. A banca era composta por Carolina Mancuzo, Fabiana Alves, Gabriela Araújo, Tchiago Inague e Thiago Ferri.
 
Já a equipe formada pelos estudantes Abraão Farias, Francisco Rodrigues, Guilherme Gallego e Paulo César Taroco, apresentou-se com o pré-projeto “Caetano Peretti: um vídeodocumentário sobre a casa do futebol amador prudentino”. Tiveram como banca os docentes Aline Blasechi, Fabiana Alves, Homéro Ferreira e Roberto Mancuzo e Thaisa Bacco.
 
De acordo com Francisco Rodrigues, a ideia de produzir um videodocumentário esportivo surgiu inicialmente da proximidade dos integrantes do grupo com essa vertente no jornalismo. A escolha do estádio Caetano Peretti como objeto de estudo se deu pelo fato de que em 2018 o estádio irá completar 50 anos e não possui registros sobre sua história. “Chegamos à conclusão de que existe o que falar sobre ele, que a população pudesse saber a importância para a cidade, que é a primeira casa do futebol amador prudentino”. O grupo segue para o 7° termo orientado pelo professor Roberto Mancuzo.
 
As últimas a passarem pela banca foram Bruna Sugano e Isabele Silva, com o tema “Produção de jornalismo empresarial para a Central de Voluntários em Ação de Presidente Prudente”. Os professores que avaliaram o trabalho foram Aline Blasechi, Fabiana Alves, Homéro Ferreira, Roberto Mancuzo e Thiago Ferri.
 
A aluna Bruna Sugano, revela que escolheu como foco do trabalho a Central de Voluntários em Ação, uma instituição que existe há 18 anos e tem como objetivo informar e direcionar pessoas que se interessam por trabalhos voluntários. Ela observou uma deficiência de comunicação com o público externo. “O objetivo é implantar com um blog jornalístico um canal de comunicação e espalhar o amor ao próximo só que de um meio jornalístico, vamos fazer as pessoas saberem o que é a CVA, entender o trabalho deles, e com isso encontrar mais voluntários”. A continuidade do TCC será sob a orientação de Homéro Ferreira.
 
A partir de agora os grupos farão as correções e ajustes solicitados pelos professores nos pré-projetos, e seguirá para a próxima etapa do trabalho que acontece no 7º termo, quando darão início a produção da parte teórica do TCC.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.