7ª edição abre espaço para discussões sobre a Comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

01/09/2019 às 14:04 – Atualizado em: 02/09/2019 às 10:39 
Daniel Alvarez

Agência Facopp

Evento proporciona aos participantes um espaço acadêmico para discussões e troca de ideias


Troca de ideias e discussões produtivas são os pontos fortes dos facoppianos, a sétima edição do Colóquio Facopp vem aí para abrir espaço e ampliar ainda mais esse comportamento. O evento acontece semestralmente e nele são realizadas apresentações de projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Estão convidados para participar estudantes, professores e profissionais das áreas de Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Segundo a professora e coordenadora do Colóquio, Fabiana Alves, o intuito do evento é permitir que os alunos, docentes e funcionários da Facopp discutam a comunicação, tanto no viés teórico, como no prático. “Essa discussão nos leva a pensar nas tendências da área, coisas que já são consolidadas, modos de fazer. Então essas reflexões são sempre importantes para a construção dos profissionais.”

Fabiana explica ainda que é importante que os estudantes participem para que seja visto por eles o que está sendo discutido na área e o que está sendo desenvolvido pelos próprios colegas da Facopp. Para ela, o objetivo é sempre uma grande reflexão em torno da área da comunicação, que colabora com a formação e o aprimoramento do pensamento comunicacional de todos.

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

Vinícius Coimbra e Matheus Santiago, do 4º termo de Jornalismo, participaram como apresentadores na 6ª edição do evento. Os estudantes apresentaram o Nucleus, um projeto desenvolvido durante o estágio na TV Facopp, em parceria com o curso de Agronomia e pesquisadores do Brasil e Reino Unido.

Para Vinícius, a participação como apresentador traz outro panorama do evento, o estudante já havia participado como ouvinte, mas conta que ao apresentar conseguiu adquirir um conhecimento maior. “É uma questão de aprendizado, quando apresentamos nós temos um conteúdo mais em mente, nós estudamos mais para isso, então a gente acaba aprendendo mais também.”

Já Matheus, por ser um pouco mais tímido, diz que o Colóquio proporcionou a ele a possibilidade de aprimorar a habilidade de apresentação em público. O graduando afirma ainda pensar no futuro, já que o evento oferece também a melhora do seu currículo, para futuramente já ter um ponto de partida em sua pós-graduação e doutorado.

O Colóquio traz benefícios para todos que participam, seja como apresentador ou ouvinte. João Victor Novais Rodrigues, do 4º termo de Publicidade e Propaganda, conta que participará pela segunda vez do evento como ouvinte. Para ele, as ideias expostas durante as apresentações servem como inspiração.

João relata que só vê vantagens em participar das discussões proporcionadas pelo evento. “Além das horas complementares, os projetos apresentados pela galera me dão um insight e de certa forma me motivam a desenvolver minhas próprias ideias.”

COMO PARTICIPAR

O Colóquio Facopp permite aos interessados a participação por meio de duas formas, ouvinte ou apresentador. Os ouvintes, como o próprio nome já sugere, assistem aos projetos e ao final podem fazer questionamentos ou sugestões para os autores dos trabalhos apresentados. Para esses, são atribuídas 10h de atividades complementares.

Já os apresentadores, expõem seus projetos e ideias aos presentes, abrem também a possibilidade do aprimoramento, já que os participantes podem opinar e sugerir melhorias. Para se inscrever como apresentador é necessário que seja feito um resumo expandido, de acordo com a normas especificadas no manual.

Não há problema caso seu projeto ainda não esteja finalizado, trabalhos que ainda estão em andamento também podem participar. Aos apresentadores são atribuídas 30h de atividades complementares, além disso o resumo expandido é publicado nos anais do evento, o que permite uma melhora no currículo dos participantes.

Nesse semestre, o Colóquio será realizado nos dias 02 e 03 de outubro. Os ouvintes têm até o dia do evento para se inscrever, já os apresentadores devem se atentar ao prazo, pois a submissão de trabalhos só será aceita até o dia 10 de setembro. Vale lembrar que o evento é totalmente gratuito, então acesse o site, se inscreva e não deixe de participar!  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.