9ª Jornada de Comunicação promove debate e ação social na Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

30/08/2018 às 21:35 – Atualizado em: 04/09/2018 às 18:38 
Larissa Biassoti

Agência Facopp

Jornalismo de dados, fotografia editorial, marketing e relacionamento com o consumidor são temas do evento

Tem um evento que é a cara da Facopp e está próximo de ocorrer. Já sabe qual é? Se pensou na 9ª Jornada de Comunicação acertou.

Por meio da experiência dos egressos dos cursos da Facopp, que vão estar de volta nos corredores já frequentados, os alunos de JOrnalismo, Fotografia e Publicidade vão poder conhecer melhor as áreas das profissões, bem como saber mais sobre o mercado de trabalho. Se tiver alguma dúvida, alguma curiosidade sobre o seu curso, essa é a chance, não perca as inscrições que já começaram. 

Os estudantes do período da manhã são dispensados para acompanhar o evento que é gratuito e ocorre de 10 a 13 de setembro. O local de encontro vai ser o Salão do Limoeiro que fica no Campus II a partir das 19h.  Aos interessados que comparecerem em todos os dias da Jornada, 32 horas atividades vão ser creditadas.  

A professora Giselle Tomé faz parte da organização da Jornada e fala que todo evento que é promovido pela Facopp é uma fonte a mais para os alunos. “Além de conhecimento, troca de experiência e networking, eu gostaria que os alunos quando estivessem lá vendo o egresso pensassem ‘daqui quatro anos eu vou estar aqui falando’. Essa é a motivação que queremos para eles verem que tudo é possível, é só batalhar para isso”.

Já a escolha do tema, de acordo com Giselle, é feita em conjunto com o ex-aluno, para que haja discussão sobre as possibilidades de temáticas. Este ano, um convidado de fora faz parte da programação, André Rosa vem para conversar sobre jornalismo de dados. “A gente percebeu que os estudantes têm interesse em conhece essa área, é um tema bastante discutido e quisemos trazer esse assunto”, fala a professora.
 

CONVIDADOS 

No dia 11/09, quem dá início ao bate-papo é André Rosa, em que abre as discussões sobre uma área que está em plena ascensão que é o jornalismo de dados. Rosa é professor das Faculdades Integradas Rio Branco e da Universidade São Judas Tadeu e doutor em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi responsável pela elaboração dos cursos na área de jornalismo online do Portal Comunique-se, além de ser conhecido por todo Brasil devido aos workshops e oficinas que ministra e por ter colaborado com a empresa  Tracto Content Marketing.

“Os números cativam as pessoas, mas como lidar com eles é o que falta sabermos. Acredito que a palestra vai dar essa orientação para gente, como trabalhar com o jornalismo de dados no ambiente online ou qualquer que seja, de maneira a descobrir o que é mais relevante, porque podem nascer muitas pautas significativas”, conta a estudante Caroline Luz do 6º termo de Jornalismo.

Caroline fala que compartilhar conhecimento é bacana para acompanhar também o que está mudando no trabalho, já que, segundo ela, estamos em constante inovação e isso se torna mais visível para quem está dentro do mercado, que ajuda a olhar para o futuro.

Com oito anos de experiência no mercado publicitário, no dia 12/09, a ex-facoppiana Fernanda Batistella vai falar sobre Marketing e relacionamento com consumidor na empresa de cosméticos Natura. Sua trajetória profissional é voltada para a elaboração de estratégias e planejamento de comunicação, gestão de equipe em empresas de bens de consumo na agência digital.   

Hugo Monteiro é recém-chegado na Facopp, está no 2º termo de Publicidade e principalmente por estar no início do curso vê a importância de participar da Jornada. “Eu não tive experiência no mercado ainda e ver essas pessoas falando sobre as experiências de vida, como é o trabalho diariamente faz com que eu entenda melhor”, afirma. 

O estudante afirma que tem interesse em atuar na área de marketing, pois não consegue vê-la desvinculada do seu curso, já que são profissões do futuro e que quer ganhar conhecimento além da teoria, conseguir compreender o que ocorre na atuação profissional.

Quem encerra a 9ª Jornada de Comunicação com o tema fotografia editorial é a publicitária e fotógrafa Laura Dower, que já esteve na Facopp para falar sobre a sua experiência com a moda aos graduandos da área. Laura tem seu repertório fotográfico voltado para as passarelas – como o São Paulo Fashion Week que esteve presente -, street style, estilo de vida de blogueiras, fotografia still e campanhas publicitárias.
 

AÇÃO SOCIAL 

A Banda Média7 formada pelos professores, estudantes e egressos da Facopp já virou a marca de abertura dos eventos que ocorrerem durante os semestres e na Jornada ela não ficou de fora! Este ano, o show vai ter o dia 10/09 exclusivo para a apresentação pela primeira vez e traz várias novidades.

“O evento vai ser aberto ao público externo, todos estão convidados para curtir o nosso som. Mas a ideia não é fazer com que as pessoas venham só para curtir as músicas, por isso a gente resolveu fazer uma ação social, uma doação espontânea de brinquedos que vamos arrecadar e levar até o Hospital Regional do Câncer de Prudente”, explica Renato Pandur, professor da Facopp e contrabaixista na banda.

Fazer a ação, segundo Pandur, é uma vontade antiga dos integrantes da Média7, bem como fazer uma apresentação inteira num espaço maior, mas que ainda não tinha sido executada devido à programação extensa da Facopp. 

Além de brinquedos, livros infantis também vão poder ser doados. As contribuições vão ser entregues a Brinquedoteca do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente. “É legal lembrar que as doações podem ser feitas durante a semana toda, se não conseguir ir ao primeiro dia, dá para levar os brinquedos nos outros”, ressalta Pandur.

O horário do show também é às 19h e ocorre no Salão do Limoeiro, assim como os demais dias da Jornada. A entrega dos objetos arrecadados vai ser realizada em outubro com data a ser definida. Vão estar presentes os membros da banda e representantes da Unoeste.


   

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​