Resumo:
Com o mercado cada vez mais competitivo, perceber a imagem que a marca representa ao seu consumidor é uma atividade-chave para a tomada de decisões futuras no cenário mercadológico contemporâneo. De modo geral, conhecer o perfil dos consumidores tornou-se uma prática indispensável aos profissionais da área de comunicação. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo: a) Estudar o perfil dos motociclistas participantes das motoclubes cadastradas no Brasil em relação a marca norte-americana Harley-Davidson. b) Identificar os consumidores da Harley-Davidson no universo estudado. c) Avaliar as percepções em relação à marca conforme cada faixa etária e d) Mapear a existência de um público jovem consumidor das motocicletas Harley-Davidson no país. Para esse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica e pesquisa descritiva por meio questionário eletrônico enviado aos associados de motoclubes do Brasil. Diante dos dados coletados, analisados e discutidos, constatou-se que no Brasil não há afinidade do público jovem consumidor à marca Harley-Davidson, demonstrando a possibilidade da customização de estratégias mercadológicas para essa categoria específica.
Ficha Técnica:
INTEGRANTE(S) DO TRABALHO:
Danielli Cristina de Castro Morato
ORIENTADOR(ES):
Prof. Me. Matheus Monteiro de Lima
Prof. Esp. Fábio Rabello Cardoso Teixeira