por Enzo Mingroni
19/09/2025, às17h15

O mundo digital não é mais futuro, é presente. Em 2025, vivemos um cenário em que assistir ao que se tem interesse, quando e onde quiser, se tornou parte do cotidiano.
Nesse ambiente em que a oferta de conteúdos é infinita, a Globo, maior rede de televisão da América Latina e segunda maior do mundo, dá um passo estratégico com o lançamento da GE TV, seu novo canal esportivo 100% digital e gratuito.
Lançado na primeira quinta-feira de setembro (04/09), a estreia foi justamente em um jogo da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, onde a transmissão acumulou mais de 7 milhões de visualizações.

Com os direitos de imagem da Libertadores da América, Brasileirão Série A (masculino e feminino), Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Seleção Brasileira (masculina e feminina), NFL (liga de futebol americano), Liga das Nações de Vôlei, WSL (World Surf League) e SLS (Street League Skateboarding), a principal mudança é a forma de consumo, já que o canal não se limita à televisão tradicional, mas está disponível em múltiplas plataformas, como Globoplay, YouTube, Samsung TV Plus, Claro TV e redes sociais como Instagram e TikTok.
A proposta é combinar transmissões ao vivo de jogos e competições com uma linguagem fora dos padrões da Globo, baseada em resenhas, mesacasts, bastidores e interação direta com o público.
O elenco, formado por jornalistas consagrados como Fred Bruno, Bruno Formiga, Jorge Iggor, Luana Maluf e Mariana Spinelli, tem a experiência que a rede precisa, junto ao carisma que a internet pede. Nomes como dos ex-jogadores André Balada e Rafael Pereira ajudam no entrosamento do time. A ideia é oferecer um canal esportivo, entretivo e sem censura, rompendo com a rigidez que, muitas vezes, marca a televisão aberta. Mas eles estão conseguindo?
Com uma semana de funcionamento, o canal já soma mais de 7 milhões de inscritos e, até o momento, consegue fazer o que é proposto, mas não de uma forma natural como sua concorrente.
Como assim concorrente? Naturalmente, a GE TV surge para disputar espaço com a Cazé TV, uma TV Digital que surgiu em novembro de 2022 com transmissões gratuitas no YouTube da Copa do Mundo do Qatar. Atualmente, o canal é um fenômeno de audiência nas transmissões digitais e acumula mais de 22 milhões de inscritos.
A pergunta é: a Globo vai conseguir manter a mesma autenticidade e proximidade com o público que fez da Cazé TV um marco? A resposta só vai vir ao longo do tempo, mas, em futuro próximo, já que nunca se pode duvidar do poder do canal.
Por ser apenas um começo, o entrosamento ainda não é dos melhores. As piadas, partes de entretenimento e humor, parecem ser algo repetitivo, buscando alcançar o que a Cazé TV consegue fazer de forma única e magistral. Porém, nada impede que em um futuro próximo, a naturalidade chegue no canal.
E para buscar esse objetivo, a Globo aposta em sua estrutura, tradição e acesso a grandes eventos esportivos para competir de igual para igual com o projeto de Casimiro Miguel, que conquistou milhões com um estilo único e popular.
Mais do que uma nova janela de exibição, a GE TV pode ajudar em uma transformação do modelo de transmissão esportiva no Brasil e no mundo. Ao misturar jornalismo, entretenimento e interação em tempo real, o canal reforça que a televisão digital não é apenas uma extensão da TV tradicional, mas um espaço de experimentação e inovação.
Para a comunicação, o impacto é significativo. A GE TV amplia as opções, fortalece o “ecossistema” digital esportivo e desafia os limites do que entendemos como televisão.
Se a aposta der certo, pode consolidar um novo paradigma de como consumimos esportes: mais livre, multiplataforma e conectado com todos os públicos.