Visitações seguem até o fim de novembro e são gratuitas
Dablio Jordani e Júlia Fatinansi
26/09/2025, às 16h

A exposição “Catavento Itinerante: Natureza e Engenhos Humanos” está em cartaz no CAT-Sesi da Vila Furquim, em Presidente Prudente, até o dia 30 de novembro. Com entrada gratuita, a mostra reúne 22 módulos interativos que abordam temas como ciência, tecnologia, história e natureza, oferecendo uma experiência educativa e divertida para todas as idades.
Entre as atrações que mais chamam a atenção dos visitantes está o Gerador de Van de Graaff, uma máquina eletrostática capaz de acumular cargas elétricas em uma e criar uma diferença de potencial que faz o cabelo literalmente arrepiar. A experiência chama a atenção, principalmente das crianças, que se divertem com os mini-choques e as reações causadas pela transferência de energia.

“Eu achei muito legal porque tem várias experiências e eu gostei muito de ver a história no lugar. A parte que eu mais gostei foi a de arrepiar o cabelo, porque o cabelo fica todo para cima”, afirma a aluna Valentina Bonfim Freire.
Para a mediadora cultural do Sesi-SP, Camila Mancini, a exposição é uma excelente oportunidade de ampliar o conhecimento, pois os alunos aprendem de forma prática e interativa sobre diversas áreas da ciência.
“Essa mostra conta com 22 módulos. Então tem desde a história humana até a formação do mundo e suas tecnologias”, explica Mancini.
A mediadora afirma que na exposição é possível encontrar inúmeros experimentos, tais como um aparelho de energia eletrostática que arrepia o cabelo, o pêndulo de Newton e outras atrações interativas.
Além dos experimentos de física, outro ponto alto da exposição são os fósseis e réplicas que ilustram a evolução humana. O espaço exibe seis crânios de hominídeos e uma representação em silicone de antigos seres humanos, despertando a curiosidade dos alunos ao conectar o conteúdo aprendido em sala com elementos visuais e táteis.
“Eu achei legal porque mostra o passado e o futuro, e eu estou aprendendo isso esse mês na escola, então ficou mais fácil de entender”, comenta Alane Gonçalves, de 10 anos.
Para a professora Sarah Teixeira Silva, da Escola Municipal Padre Emílio Becker, a exibição é uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os educadores. Ela destaca que as crianças demonstram grande entusiasmo com as atividades e que muitos dos temas abordados, como os primatas e os nômades, já haviam sido trabalhados em sala de aula neste bimestre, o que torna a vivência ainda mais significativa. A docente também comenta que conheceu muitas coisas novas durante a visita.

Evento
A exposição é resultado de uma parceria entre o Sesi-SP e o Museu Catavento, com o objetivo de democratizar o acesso à ciência e incentivar o aprendizado de forma lúdica e participativa. De acordo com Camila Mancini, a mostra é uma oportunidade para despertar o interesse dos alunos por diversas áreas do conhecimento.
“É uma grande honra receber essa feira, porque é uma parceria inédita entre o Sesi e o Museu Catavento. Então receber um pedacinho do Catavento aqui na nossa região é fantástico. Uma oportunidade única para toda a região”, avalia Camila.
Visitação
O local é aberto ao público em geral, com horários específicos: às terças e quartas, das 8h às 14h; quintas e sextas, das 13h às 19h; e aos sábados e domingos, das 11h às 17h. As escolas, associações e projetos interessados em levar grupos devem agendar previamente pelo e-mail camila.mancini@sesisp.org.br ou pelo WhatsApp (18) 99705-9080.