A era do podcast: conheça o formato de mídia que segue em alta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/05/21 às 16h38
Leonardo Bosisio e Nathalia Salvato, especial para Escola de Comunicação

“Manas” foi o TCC de Taylane Fernandes, um podcast jornalístico com foco no público feminino. (Foto: Cedida/Taylane Fernandes)

O podcast não é algo lançado tão recentemente, mas esse formato de mídia tem crescido como nunca nos tempos atuais. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, a estimativa é que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes de podcast, praticamente 8% da população. Mesmo com a pandemia, o mercado nacional desse produto segue em alta: publicado pela Voxnest, o relatório State of the Podcast Universe aponta que o Brasil lidera o ranking de países onde tais produções de conteúdos mais cresceram desde o início de 2020. Mas afinal, o que é podcast?

Podcast são conteúdos em formato de áudio ou vídeo, hospedados em plataformas de streaming, possibilitando o acesso sob demanda do usuário. O formato permite o fácil acesso a conteúdos informativos, educacionais, de entretenimento e muito mais. Destaca-se ainda pela praticidade, por poder ser ouvido no momento e da forma que o ouvinte preferir.

A jornalista, professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Carolina Mancuzo, conta que costuma consumir podcasts praticamente todos os dias, por ser prático e não exigir tanta atenção. “Comecei a ouvir conteúdos nesse formato pois comecei a correr e queria algo para me distrair, além de música”. Ela ainda menciona que prefere temáticas de comportamentos e de humor, mas também acessa assuntos informativos com abordagens mais sérias.

“O principal diferencial dessa ideia é que a pessoa tem autonomia para ouvir em qualquer hora e lugar, e, diferente do rádio, que o locutor precisa repetir a informação pra quem está começando a ouvir no meio do programa, o podcast pode ser ouvido do início ao fim sem que o apresentador repita o assunto”, discorre a coordenadora.

Carolina acredita que plataformas com esses conteúdos crescerão cada vez mais e é “uma demonstração de que o rádio, com a sua praticidade, de uma maneira geral, nunca saiu da vida das pessoas, justamente pela possibilidade de fazer outras coisas enquanto escuta algo.”

Manas

A redatora, jornalista e ex-aluna da Unoeste, Taylane Fernandes, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso abordando essa mídia. “Manas” foi o nome do podcast apresentado no TCC da jornalista, o primeiro que teve o formato como objeto de estudo na Escola de Comunicação, abordando um conteúdo jornalístico com foco no público feminino.

“Comecei a ouvir por causa de um anime que eu gosto muito, o One Piece. Descobri que um grupo de fãs aqui no Brasil fazia podcast para discutir sobre os episódios e resolvi ouvir. Depois, passei a ouvir outros programas para dar início ao meu TCC. O fato de poder pausar, avançar e salvar o programa sem medo de perdê-lo faz toda a diferença”, comenta a jornalista.

Taylane também acredita que esses conteúdos crescerão muito mais. “Grandes empresas investem nisso. A Magazine Luiza, por exemplo, comprou recentemente o Jovem Nerd já de olho no podcast deles (Nerdcast)”, conta.

Grupo do “Manas” na produção dos podcasts, em 2019 (Foto: Cedida/Taylane Fernandes)

APOENA EM PODCAST

Pamela Lourenço é aluna do 7º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e tem desenvolvido junto com seu grupo um TCC sobre podcast.

Diferente de “Manas”, o grupo pesquisa sobre o jornalismo empresarial para a produção de podcasts institucionais, abordando questões ambientais entorno da Apoena, uma ONG que defende o meio ambiente e os direitos relacionados a ele.

“Pautas sobre meio ambiente não são muito exploradas pelos meios de comunicação, então vimos que precisávamos falar sobre um assunto que a mídia não está abordando”, comenta Pamela.

Pamela Lourenço, Natália Feitosa, Giovanna Dias, João Paulo e Richard Magalhães em entrevista com o presidente da Apoena, Djalma Weffort. (Foto: Cedida/Pamela Lourenço)

“O podcast permite a divulgação de informações, a construção de diferentes narrativas, e ainda dá espaço para a imaginação dos ouvintes, promovendo uma conexão com as pessoas através da voz”, destaca Pamela.

A aluna ainda comenta que a produção do trabalho tem sido muito gratificante. “O fato de a gente ter escolhido o podcast e uma temática que gostamos tem tornado o processo, mesmo com a pandemia, muito mais prazeroso.”

O TCC do grupo da Pamela ainda está em produção e será defendido no segundo semestre desse ano.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​