A importância do uso de jargões nas redações de jornalismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

08/05/2020 às 09:30
Bianca Alves e João Lucas Martins

(Arte: Portal Facopp)

Você sabe o que é VT e TP? Chapéu ou olho? Calma, isso se chama jargões jornalísticos e são usados com frequência no dia a dia de redações pelo mundo todo. São as “gírias” que dão nomes às técnicas ou partes de uma matéria jornalística, seja no impresso, online, rádio ou televisão.

Para a jornalista e professora Thaisa Sallum Bacco, os jargões fazem parte do cotidiano do jornalista. “É uma forma de facilitar a comunicação da classe dentro de redações”, explica. Thaisa ainda fala que o uso de jargões se torna tão normal que acaba confundindo quem não é da área e até alguns alunos em sala de aula.

Com experiência no jornal impresso, a jornalista e professora Giselle Tomé explica: “São termos técnicos que auxiliam a gente que é da área a entender algumas coisas no jornalismo”. Contudo, há diferenças entre jargões do impresso e da televisão. “Retranca no impresso é uma matéria que complementa o abre de página (a primeira matéria da página) ou a manchete, que é outro jargão.” Na televisão, retranca é o nome da matéria, para que ela seja identificada rapidamente por produtores, repórteres e cinegrafistas.

A estudante de jornalismo Izabelly Fernandes, que já estagiou no jornal O Imparcial e agora está na Band Paulista, diz que o impresso e a TV têm jargões opostos e alguns parecidos, mas que sentiu a diferença nos dois ambientes. “Apesar do jornalismo ser o mesmo, são formatos diferentes, estruturas distintas. Como eu estava adaptada ao impresso, pegar o ritmo da TV foi um pouco mais complicado. ”

Para que você, foca – outro jargão jornalístico referente à jornalista novato –, não ache estranho a comunicação dentro de uma redação, aí vai uma lista de diversos termos usados no jornalismo:

Videotape, o popular VT: É a matéria televisiva composta por off, sonora e passagem. O jargão é usado exclusivamente na TV.

Manchete: Matéria principal de um veículo. No jornal impresso, usa-se apenas uma manchete, que é exibida na capa.

Telepronter, o TP: É onde o apresentador lê todo o conteúdo do telejornal.

Olho: Frase destacada no corpo do texto, sempre entre aspas.

Chapéu: Uma ou duas palavras usadas para definir o tema da matéria. Sempre vem antes do título.

Foca: Apelido para o jornalista iniciante dentro de uma redação.

Off: Narração do repórter durante a matéria, pode ser usado no rádio e na TV, quando feito na TV precisa ser coberto por imagens.

Deadline: Prazo final para que a matéria ou edição do jornal seja concluída.

Furo: É uma matéria dada em primeira mão.

Nariz-de-cera: Quando o começo de uma matéria está ruim. São dados desnecessários, pois sem ela a matéria não perde informação.

Barriga: Notícia com informações erradas ou quando o jornal não deu uma informação que os outros jornais deram.

Matéria quente ou fria: Matéria quente é aquela do dia, um factual, que precisa ser publicada imediatamente. Matéria fria é basicamente o contrário, sem tanta necessidade de publicação rápida, são notícias atemporais.

Lead ou Lide: É o primeiro parágrafo do texto, que responde as perguntas básicas: O que? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê?

E aí, algum você não conhecia? Agora vamos colocar no nosso vocabulário da profissão.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​