A última mesa-redonda das turmas de Publicidade e Propaganda trata sobre fake news

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Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant’ Anna
20/05/2022 às 16h50

Os alunos, convidados e demais participantes puderam trocar ideias e questionamentos (Foto: Marlene Reverte)

Na última quarta-feira (18/05), no Auditório Jacarandá às 19h, ocorreu a quinta e última mesa-redonda organizada por alunos do 1º e 2º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. Supervisionada pela professora Giselle Tomé, a conversa sobre fake news contou com a presença de Bárbara Morini, graduada em Publicidade e Propaganda e Social Media da Unoeste, e Maycon Morano, jornalista graduado em Comunicação Social pela antiga Facopp.

Giselle expõe a importância de discutir sobre o tema, principalmente com as eleições se aproximando, o que provavelmente contará com o aumento de notícias falsas. Por isso, a docente espera que com a discussão os alunos tenham o entendimento do noticiar com qualidade, se preocupando com a comunicação e com o desenvolvimento da democracia.

Fernando Martin, aluno do 1º termo de Publicidade, achou o tema necessário e reforça que o assunto deve ser sempre comentado para a conscientização da população a respeito das notícias falsas que circulam pela internet. Com a discussão, pôde perceber que essas notícias estão tomando cada vez mais conta das redes sociais e, para que isso não aconteça, há a necessidade do compartilhamento de fontes verídicas e confiáveis.

Bárbara Morini que trabalhou com marcas de varejo, em setores públicos e no meio político, declara que já teve que lidar algumas vezes com a interferência de notícias falsas e desinformações vindas dos cidadãos. Para ela, tais mentiras “atrasaram entregas, diminuíam pessoas e projetos e envolviam terceiros que não tinham nada a ver com isso”. A profissinal mostra, então, a importância de manter a paciência e agir com responsabilidade ao responder comentários ofensivos ou inverídicos.

Barbara, dependendo de sua intimidade e abertura para falar com a pessoa que dissemina notícias falsas, dá um toque e alerta sobre o fato estar errado, sempre mantendo a paciência. Afinal, segundo ela, existem pessoas que não gostarão de ouvir que estão erradas e, por tais motivos, gosta de “propor o debate, mostrar a verdade, explicar”, mas sempre no sentido de saber com quem está falando.

Ao longo do semestre as turmas participaram de toda organização das cinco mesas-redondas da disciplina, que você acompanha pelo Instagram: @comunicacaoempratica. Foram tratados temas como Felicidade, Influenciadores digitais, Comunicação 5.0: Desafios e Oportunidades e Empreender na comunicação. Veja como foi:

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