Acadêmicos do 8º termo de Publicidade e Propaganda finalizam ExPP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/12/2021 às 23h35
Isabela Gomes, especial para a Escola de Comunicação

Defesa de cinco Trabalhos de Conclusão de Curso encerram a edição do ExPP (Foto: Agência Lab)

Ocorreu na última sexta-feira (10/12), no Auditório Buriti da Unoeste, a 7ª edição da Exposição de Projetos Publicidade e Propaganda (ExPP), referente a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos do 8º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. O evento, que iniciou na quinta-feira (11), foi finalizado com cinco apresentações que abordaram os diferentes impactos que as mídias sociais produzem no cotidiano da população. 

Vale ressaltar que, cada apresentação possuía a duração de 30 minutos, sendo 15 minutos para os estudantes defenderem a tese da pesquisa, dez para comentários dos professores e cinco minutos para as considerações finais. Além disso, os docentes entregaram ao fim do ExPP certificados exclusivos para todos os participantes e para os melhores trabalhos das categorias mercadológica e acadêmica. Confira os alunos participantes da exposição e os respectivos projetos: 

Educação para Comunicação Mercadológica: uma intervenção formativa para microemprempresários de uma cidade do Oeste Paulista 

Para iniciar a apresentação dos trabalhos da noite, o primeiro projeto escolhido foi da estudante Vitória Maria da Silva, orientado pelo professor Matheus Monteiro de Lima, e baseado em apoiar os microempresários da cidade de Oswaldo Cruz que possuíam dificuldades na produção de conteúdo nas redes sociais. No processo de produção, a graduanda escolheu três estabelecimentos do município e disponibilizou no Youtube vídeo aulas objetivas sobre os conhecimentos básicos de publicidade que os profissionais deveriam possuir, como a importância do nicho, público alvo, branding, entre outros assuntos. 

Na ocasião, Vitoria recebeu a primeira prefeita mulher de Oswaldo Cruz, Vera Morena, para comentar sobre o trabalho, representando o papel do poder público em oferecer para a classe dos empreendedores todo o incentivo necessário. Segundo a prefeita, a pesquisa foi muito bem elaborada e positiva, resultando em uma maior relevância e engajamento nas mídias, crescimento na procura pelos locais e retorno satisfatório dos clientes.  

Produção Audiovisual: Manual de como quebrar o universo 

Viagem no tempo, é possível? Com muito mistério e criatividade, o trio Hélio Antonio Rafacho Pinto, Sabrina da Mota Souza Milani e Vinicius Guilherme Souza, produziram a série fictícia “Manual de como quebrar o universo” como Trabalho de Conclusão de Curso inspirada nas séries Dark, Stranger Things e Doctor Who, com a orientação do professor Renato Pandur. Ao todo, os estudantes realizaram dois trailers, com o objetivo de serem divulgados nas redes sociais e em plataformas de streaming, como Youtube, Netflix e Amazon Prime, e receberam avaliações do jornalista Ricardo Mancini Barros. 

De acordo com o docente Pandur, os alunos se empenharam desde o primeiro momento, e fizeram o melhor para que os vídeos tivessem uma boa qualidade e conteúdos relevantes. Apesar de todos os empecilhos durante as gravações, os orientandos relatam que todo o trabalho valeu a pena, e a sensação é de dever cumprido.  

Os impactos das propagandas em vidas de mulheres vítimas de agressões no Brasil 

Com o conceito criativo #NãoJustifica e orientação do professor Renato Pandur, os graduandos Bruna Garcia, Claudio Henrique Aparecido Godoy Ribeiro, Luis Guilherme De Jesus Dos Passos produziram o TCC sobre a problematização das propagandas na vida de vítimas de agressões no país, um problema social presente na vida de muitas mulheres e que deve ser levado a sério. Na oportunidade, o grupo também contou com os comentários do publicitário Lucas Mesquita. 

Na defesa, o time aborda que as propagandas institucionais tratam os assuntos sempre da mesma forma, ficando saturadas, com abordagens ineficazes e esquecidas para a população. Para solucionar a questão, Bruna, Claudio e Luis propõem a criação de propagandas que gerem empatia com a vítima e mapeiem a realidade, com o intuito de incentivar a vítima a procurar ajuda e mostrar que ela não está só.  

O novo normal é digital: Curso “Efeito Libélula, transformação digital” 

Com o advento da tecnologia e o aumento das compras e vendas pela internet, os cursos on-line crescem no país e conquistam cada vez mais espaço no cotidiano dos brasileiros. Sabendo disso, os alunos Camila Batista Silveira, Guilherme Emanuel Da Cruz Vieira, Luciano Vieira Júnior e Thais De Souza Santos, realizaram com a orientação da professora Priscila Guidini de Oliveira, a criação do infoproduto “Efeito Libélula, transformação digital- Evolua seu instagram, adapte-se ao novo”. O curso visa auxiliar micro e pequenas empresas a se fortalecerem no contexto virtual, com estratégias eficazes e objetivas.  

Para comentar sobre o trabalho, o quarteto contou com a presença da publicitária Nathalia Raissa dos Santos, que parabenizou os estudantes e deu dicas importantes referentes a como estipular datas e prazos de duração de cursos, valores, divulgações, entre outros. 

Marketing de influência no esporte  

Para finalizar as exposições do TCC, os alunos Bruno Daniel Donaton Ribeiro, Caio Vinicius Isquerdo Santos, Gabriel Jose Da Silva, Marcos Paulo Almeida Quintal De Andrade e Matheus Lino Andrade, elaboraram a criação da marca ‘FutFanatics’ para abordar a importância do marketing de influência no esporte. Com a orientação do professor Haroldo De Oliveira Felipe, mais conhecido como “Tato”, os graduandos defenderam o pensamento do público na hora da compra de materiais esportivos quando há algum jogador ou treinador vinculado a marca procurada, e os benefícios que a iniciativa possui.  

O convidado responsável pelos comentários da pesquisa, João Lucas Amorim, elogiou o grupo, e ressaltou que a tendência é que aumente o número de influenciadores na internet, sendo necessário que cada empresa acompanhe a evolução desse novo tipo de trabalho não somente para aumentar as vendas, mas sim, para desenvolver um relacionamento com o cliente. 

Por fim, o professor Matheus Monteiro de Lima encerrou o evento parabenizando os graduandos pela jornada construída durante os quatro anos de formação. “É uma alegria muito grande ver o quanto vocês evoluíram durante o período da faculdade, desejamos muito sucesso e as portas da Unoeste sempre estarão abertas para cada um de vocês”. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​