06/04/2017 às 09:00 – Atualizado em: 07/04/2017 às 10:35
Beatriz Duarte e Sandra Prata
Fotos: Guilherme Suzuqui/ Montagem: Portal Facopp
Apresentação do projeto para reitoria
Na manhã da última sexta-feira (31/03) os estagiários e professores gestores da Agência Facopp se reuniram com a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda e com dois organizadores do Enepe (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste). O objetivo foi apresentar as ideias que foram desenvolvidas para a campanha de divulgação da edição deste ano do evento.
O evento, que reúne professores, alunos e profissionais para debater assuntos e trocar conhecimentos relacionados a ensino, pesquisa e extensão, está este ano em sua XXII edição. O tema de 2017 é “Novas profissões, emprego e empreendedorismo”.
Segundo o professor Renato Pandur, o foco da Agência nesta edição foi o pensamento estratégico. Todo o processo de desenvolvimento do conceito de comunicação visual foi embasado em uma visão geral do evento. “Esse ano foi pontuado a necessidade de fortalecer a imagem do evento. É ai que entra a comunicação o que apresentamos foi o conceito que imaginamos dentro do tema proposto”.
Sobre o tema, ele ressalta que empreendedorismo além de algo contemporâneo e de interesse da comunidade como um todo, é bem presente dentro da rotina da universidade. “Só empreende quem tem o mínimo de conhecimento em gestão, de estudo. Novos empregos estão atrelados a novas possibilidades de mercado que estão dentro da sala de aula, dentro do ensino. A ideia era usar de uma forma bem argumentada o tripé: ensino, pesquisa e extensão”.
Quanto ao feedback de participar de um evento de grande porte como o Enepe, Pandur garante que gera coisas boas desde o começo mas impõe desafios por ser uma agência experimental. “Como imagem externa é uma oportunidade de mostrar nossa capacidade e conseguir parcerias para criar network”.
Para o coordenador executivo do Enepe, Jair Garcia, a proposta de campanha no geral foi bastante criativa e com uma identidade visual que se adequa ao tema proposto pelo evento. “Conseguiram fazer uma ponte entre a comunicação e o tema do Enepe, mostrando caminhos que a universidade precisa trilhar para preparar os novos profissionais e empreendedores”.
Pela primeira vez participando da produção de uma campanha deste nível, a estagiária da Agência do 5º termo de Publicidade e Propaganda, Luana Fernanda, conta que o processo de desenvolvimento do conceito visual do evento teve inicio com várias reuniões entre os estagiários e os professores responsáveis. “Fizemos uma rede semântica, a partir dela começamos a pensar o que é o Enepe o que o tema abrange, o que ele vai abordar, as portas que ele abre. O mote criativo que tivemos foi essa abertura e chegamos à identidade visual que é a abertura de caminhos”.
A facoppiana ainda garante que ter a chance de participar desse trabalho é incrível e fez com que ela se habituasse um pouco ao mercado de trabalho. “O Enepe tem todas as regras, todas as métricas, tudo que você precisa para trabalhar em uma agência”.