Ana Clara Magro
07/06/2024 às 16h15

O evento mais esperado da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, a Jornada de Comunicação, chega a mais uma edição e a abertura foi realizada nesta terça-feira, 23 de abril, às 19h no Auditório Buriti. O tema deste ano é “Além do Digital”, uma discussão sobre a importância da mídia offline mesmo na era online.
Estavam presentes os alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Design e Design Gráfico, Ciências Contábeis e Administração. Os responsáveis pela condução foram os estudantes do 7º termo de Jornalismo, Karen Milena e Vinícius Dalama, relataram ter sido uma experiência desafiadora porém gratificante, já que realizaram o sonho de serem mais uma dupla de apresentadores.
Iniciou-se oficialmente com a clássica fala de Tchiago Inague, coordenador da Escola de Comunicação, agradecendo a presença e colaboração de todos. Outra tradição é a apresentação cultural, e a de 2024 encantou a plateia que ativou a lanterna de seus celulares, acompanhando o violão de Murilo Yuji e as vozes melodiosas de Nathalia Lima e André Burani, os três de Publicidade.
A atração principal da noite foram os palestrantes, estavam previstas três apresentações mas infelizmente, por questões de saúde, a jornalista Erika Foglia não pode estar conosco nesta noite especial, esperamos que em breve tenhamos mais oportunidades de nos encontrarmos.
Palestras
A primeira palestra foi de Amanda Araújo, tecnóloga em Marketing pela Unoeste em 2023, atualmente cursa MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUC-RS. Ela conta que sempre se interessou pela área da Criação de Arte e, quando surgiu a oportunidade de cursar Marketing, sentiu-se apreensiva, mas se encaixou pelas possibilidades que trazia.
Logo no primeiro ano, surgiu a oportunidade de estagiar com Marketing de Influência, porém não se interessou, e logo começou a trabalhar no case que compartilhou conosco: Eita Casa Perfeita, fabricante e e-commerce de brinquedos à base de MDF que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo. Desenvolveu seu Projeto Integrador no último termo com base nela, e aplicou os pontos da teoria na prática, então realizaram parcerias com as lojas Ri Happy e outros estabelecimentos para criarem espaços kids, assim as crianças teriam a experiência e proximidade com o produto, e os pais e responsáveis entenderiam sua finalidade e teriam certeza na hora de comprar.
O segundo convidado foi Gustavo Grael, também formado na universidade em 2005, é fundador e diretor de criação da Agência G+ há 06 anos. Diz que aproveitou o período de faculdade para aumentar seu portfólio e procurar crescer no mercado fora do interior, já passou por agências em São Paulo e Uberlândia, teve a possibilidade de criar sua própria agência antes da G+, mas de acordo com ele não era o momento certo.
Retornou à Presidente Prudente e estabeleceu sua empresa, com quase 07 anos prestando serviços a clientes da região e do Brasil, e nos últimos 02 ganhou mais de 80 indicações e 24 reconhecimentos em premiações. Apresentou seu case e premiado mais recente, a campanha de Black Friday da FutFanatics “Fut All Black”, e outro case, dessa vez de mídia off para a Metal Domado: uma edição de luminária em comemoração aos 30 anos, relacionaram a bodas de pérola e criaram uma luminária em formato de pérola, inicialmente exclusiva para clientes, mas com o grande sucesso a marca desenvolveu uma linha inteira inspirada “Perla”. Deixou bastante claro o quão importante é aproveitar e aplicar os conhecimentos de formação na vida profissional, e estar no interior não é um limite para sucesso e reconhecimento.
Interação
Aberta a sessão de perguntas do público, dúvidas interessantes foram levantadas. Perguntada sobre se o projeto abrangeu os consumidores, Araújo responde que sim, pois muitas famílias querem proporcionar aos filhos, porém o material dos brinquedos os tornam mais caros, e pelos estabelecimentos serem espaços públicos todas as crianças podem brincar sem necessariamente comprar: “O que pensávamos era quão importante seria alcançar mais pessoas”.
Já Grael foi questionado sobre a relevância da mídia off atualmente, apesar de ser uma pergunta difícil, ele respondeu que as empresas precisam prestar atenção e não descartá-la, “a mídia off sempre terá o valor dela, não perdeu sua relevância, e sim houve uma integração com a mídia digital”, diz ele, que remete ao conceito de transmídia.

Experiência dos alunos
Os alunos sempre são marcados e tiram aprendizados dessas experiências. A aluna do 03⁰ termo de Publicidade, Isadora Donadi, participou de sua segunda jornada e ressaltou que ela é muito importante tanto para os alunos que estão iniciando, quanto os que estão encerrando sua vida acadêmica. “Ficam muitas lições para aprender com esses convidados, a história deles, pessoas que começaram do zero e hoje estão em grandes potências, nos incentivando a crescer”, ela declara inspirada.
No caso de alguns, foi a primeira jornada que presenciaram e muitos ajudaram a fazê-la acontecer, como a aluna do 1⁰ termo de Publicidade, Amanda Anelisy, umas das voluntárias fotógrafas . Se sentiu deslumbrada, em suas palavras: “foi surreal gostei muito de participar, ainda mais por ser do primeiro termo e atuar na fotografia, uma área que gosto tanto. Com certeza vou ser voluntária nas próximas vezes!”.
Apenas o início
Essa foi a cobertura com os mais significativos momentos do primeiro dia 12ª Jornada de Comunicação, mas hoje dia 24 de abril teremos o encerramento com oficinas ministradas por mais profissionais.
Confira em nosso site as informações dos temas, locais e responsáveis, se ainda tiverem vagas abertas dá tempo de se inscrever. Te esperamos no segundo dia, e fique atento pois faremos a cobertura por aqui também!















