Algoritmo: o que vai te ajudar no Instagram em 2020?

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06/04/2020 às 09:30
Karoline Kol e Milene Gimenez

Guilherme sempre procura pesquisar as tendências para ajudar amigos e clientes na plataforma (Foto: Milene Gimenez)

Os brasileiros amam as redes sociais! Segundo o relatório Digital in 2019, do site We Are Social, foram 10 milhões de novos usuários brasileiros, um aumento de 8% em relação ao período anterior. Além disso, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto nesse tipo de site co m uma média diária de 3h34 de consumo.

Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, o Instagram é uma das redes que mais crescem atraindo a atenção de usuários com fotos e vídeos variados. A plataforma também é o principal espaço dos influenciadores digitais, criando uma nova possibilidade de atuação de comunicadores.

Contudo, toda rede social possui um algoritmo, um sistema que é usado para fazer a entrega dos posts do usuário para o seu público. Guilherme Costa Macedo, que atua como publicitário na área de marketing há nove anos, explica que quando uma rede social surge, o algoritmo é aberto para que tudo o que é publicado chegue a 100% do seu público. A partir do momento que ele é ajustado, a ferramenta começa a limitar o que o usuário vai receber a partir do engajamento com as publicações. “Não adianta só curtir, é preciso comentar e compartilhar, para que aí sim, eu receba sempre mais daquele conteúdo na minha timeline”, esclarece.

O publicitário comenta que o algoritmo sempre muda e que, em 2020, no Instagram, serão consideradas três funções: temporalidade, engajamento e relacionamento. Ele conta que a temporalidade vem da frequência com que você posta seus stories, fotos e IGTV. Quanto maior o uso dessas ferramentas, melhor será o seu desempenho dentro da plataforma. O engajamento se trata das curtidas e dos comentários recebidos no perfil. Já o relacionamento vem da questão de interagir, como postar stories com enquetes e responder perguntas. “Se você é um perfil que está sempre utilizando os recursos que a plataforma te dá, você tem chance de engajar melhor e aumentar seus números”, informa Guilherme.

“Mesmo que o Instagram tenha tirado alguns números, ele ainda considera muito esses engajamentos. Então, quanto mais interação, mais seu conteúdo aparecerá em primeiro”, avalia Guilherme. Para o publicitátio, tal ação foi uma maneira social para ajudar o público que se sente vulnerável em relação aos números.

Dicas para aumentar seus números

Fernanda Simões, 19 anos, aluna de Publicidade e Propaganda da Facopp, estagia como social media em uma agência e dá várias dicas de como se sobressair no Instagram. Ela explica que comentar em publicações de famosos ajuda a levar mais visitantes para a sua página. “Se a pessoa se identificar com a sua opinião ou com o seu comentário, ela pode ir até o seu perfil e te seguir”. Ela também ressalta a importância do uso das hashtags nas publicações para mais visibilidade.

Fernanda aponta que a tendência é de que os vídeos se popularizem ainda mais. “Ultimamente os vídeos têm tido melhores resultados nas redes sociais em geral do que posts estáticos. Isso tudo devido à necessidade de entretenimento e distração”, diz a jovem. E é nessa tendência que entra o tão famoso stories. Fernanda explica que uma boa maneira de trabalhar esse tipo de ferramenta é testando. “Eu faço muito? Eu faço pouco? O que vale é um teste por um mês, apostando em muito conteúdo, para analisar se os stories tem visualização consistente desde o primeiro até o último”, explica.

Vitória Mandu é uma das alunas da Facopp que tem desenvolvido conteúdo para seu Instagram (Foto: Cedida/Arquivo pessoal)

Ainda sobre o uso do stories, uma coisa que tem “bombado” nos últimos meses são os filtros de realidade aumentada. Eles dão uma cara diferente, mais bonita e até divertida para os pequenos vídeos. Vitória Mandu, 19 anos, também estudante de Publicidade da Facopp, atua como criadora de conteúdo e conta que acha o recurso divertido. Ela já possui dois filtros em sua conta. “A gente acaba se identificando e conhecendo muito melhor a pessoa que está postando”, comenta Mandu ao se lembrar dos filtros de quiz.

Por fim, o Instagram tem o IGTV series, que promete ser tendência dentro da plataforma. Atualizado, agora ele permite vídeos na horizontal e o compartilhamento de um take na linha do tempo. Vitória acredita que essa ferramenta tem um futuro promissor. “Quem investir na produção de conteúdo para essa plataforma específica, vai ter muito sucesso”, afirma.

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