09/10/2019 às 15:34
Jéssica Anzai e Ramon Diniz

Você já ouviu falar na série The Handmaid’s Tale? A adaptação de 2017 do livro homônimo da escritora Margaret Atwood será o tema de um projeto de extensão interdisciplinar, fruto da parceria entre o NEIA (Núcleo Estudantil de Incentivo à Arte) e a aluna do oitavo termo de Jornalismo, Janaína Tavares. O primeiro dos quatro encontros será realizado hoje (10/10), das 18h às 19h, na Sala de Criação, espaço localizado no quarto piso do Bloco 3.
A discente conta que o projeto surgiu como produto da aula de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Thaisa Bacco, e que abordará assuntos como a perda da identidade, a perda da expressão e a violência contra a mulher. “O objetivo do meu projeto é estimular a leitura crítica dos universitários a partir do audiovisual, tendo como base essa série”, pauta.
Por ser uma extensão de cunho interdisciplinar, Tavares confirma a participação de alunos dos cursos de Jornalismo, Medicina, História e Psicologia na organização das reuniões e convida alunos, professores e todos os interessados, a participarem das rodas de conversa em prol de assuntos tão importantes do cotidiano. Além disso, Janaína afirma que não é necessário ter assistido a série para participar dos eventos.
AGENDA
Serão realizados quatro encontros ao longo dos meses de outubro e novembro, todos no mesmo horário e local: das 18h às 19h, na Sala de Criação. Em cada reunião, um tema do universo da série será debatido com ênfase nos seus impactos na contemporaneidade.
10/10 – Primeiro encontro: Mas afinal, por que a série The Handmaid’s Tale?
18/10 – Segundo encontro: É possível expressar e manter a identidade nos dias atuais?
25/10 – Terceiro encontro: Como combater a violência contra a mulher?
01/11 – Quarto encontro: Pensamento crítico como exercício da cidadania.
Confira abaixo o trailer da primeira temporada da série.