Alunas desenvolvem site para instituição ranchariense do terceiro setor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/12/2017 às 14:00 – Atualizado em: 13/12/2017 às 18:10 
Júnior França e Leandro Nogueira

João Martins

O projeto teve como objetivo produzir conteúdos jornalísticos de interesse para o público-alvo da instituição


Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), site que busca melhorar a imagem e a comunicação interna da Associação Pró-Ranchariense de Apoio ao Trabalho do Aprendiz (Aprata) foi apresentado por alunas do 8º termo de Jornalismo na noite da segunda-feira (11/12), no Auditório Carvalho.
 
O título do trabalho é “Planejamento e Implantação de um site para a associação pró-ranchariense de apoio ao trabalho do adolescente”. As integrantes do grupo são Amanda Brito, Karime Vilela, Michele Santos, Thais Luz, Thalita Trindade e como orientadora, a professora Dra. Fabiana Alves.
 
A estudante Michele Santos explica que a ideia do trabalho surgiu a partir do interesse que ela e Karime Vilela têm em comum pelo Jornalismo Empresarial e as demais integrantes, mesmo com interesse em outras áreas, se identificaram com a ideia. “De início, conversamos com o professor Mancuzo, e por meio de pesquisas vimos que o terceiro setor tinha muita dificuldade na área de comunicação e nos interessamos em mudar isso.”
 
A orientadora do grupo, Fabiana Alves, avalia que o trabalho contribuiu não apenas com a entidade, mas também como um resgate dentro do jornalismo empresarial. “Esse trabalho possibilita que o jornalismo no terceiro setor volte à sua essência, que é atender antes de tudo as pessoas, a sociedade e a comunidade em que ele está inserido.”
 
O site
 
O site da Aprata (www.aprata.com.br) foi criado e desenvolvido no segundo semestre de 2017, como peça prática do trabalho. As integrantes tiveram quatro meses para praticarem a multimidialidade e produzirem conteúdos jornalísticos relevantes para a opinião pública, principalmente para a comunidade envolvida com a entidade. “A gente trabalhou tudo em parceria, uma revisava o texto enquanto outra fazia as fotos ou editava o site. Em todos momentos, trabalhamos sempre juntas”, declara Karime.
 
A assistente social da Aprata, Ana Paula Silva de Farias, conta que foi bem gratificante o trabalho do site, pois a entidade não tinha nenhuma experiência nesse sentido. “É maravilhoso você saber que alguém está se importando com sua instituição, que estão dando valor ao seu trabalho e mostrando isso de uma forma diferenciada.”
 
A integrante Thais Luz explica como será a continuidade da plataforma: “Por enquanto a gente vai continuar produzindo conteúdo para eles. Como gostaram do trabalho, os responsáveis pela instituição irão procurar alguém para dar seguimento ao site.”
 
A Entidade 
 
De acordo com dados fornecidos pelo site da instituição, a Associação Pró-Ranchariense de Apoio ao Trabalho do Aprendiz é uma organização sem fins lucrativos, que há mais de 19 anos capacita jovens para o mercado de trabalho. A história da organização começa em Rancharia, sob os cuidados do Rotary Club, que auxilia com os trabalhos sociais.
 
A Associação proporciona aos jovens oportunidades para a inserção profissional, uma iniciativa que estimula a habilidade dos alunos e o crescimento do mercado de trabalho, além de oferecer benefícios tanto aos adolescentes quanto às empresas que os contratam, com registro em Carteira de Trabalho, dentro das leis trabalhistas, garantidas pela Instituição.
 
O futuro das jornalistas
 
A integrante Amanda Brito conta que irá seguir sua vocação religiosa, sem deixar de viver tudo aquilo que o jornalismo lhe ensinou. “Fazer e ser jornalista hoje é um grande desafio, mas que vale a pena a cada segundo ser enfrentado.”
 
“A pessoa tem que gostar dessa área, não adianta fazer por fazer. Desde criança eu sonhava em fazer jornalismo e muitos me falavam que não valia a pena, mas hoje não me arrependo. É uma profissão diferente de todas as outras, por meio dela podemos ajudar uma pessoa ou toda a sociedade”, disse Michele Santos que pretende exercer o jornalismo empresarial, mas continuará seu trabalho em uma rádio, agora com a função de elaborar o conteúdo para o jornal.
 
“Hoje eu sou uma contadora de história”, declara Karime. Ela conta que a faculdade marcou muito sua vida, muito além da realização de um sonho, agradece por todas as pessoas desde fevereiro de 2014, quando entrou na Facopp. “Quem me conhece sabe que carrego esse sonho desde a infância. Desde sempre eu amava me apresentar na escola, era apaixonada por conhecer histórias diferentes e tentar de alguma forma ajudar. Eu me expresso através das palavras, amo arte, falar, escrever e ler, consigo navegar em mundos diferentes com isso.” A estudante pretende seguir no jornalismo empresarial, área pela qual é apaixonada.

Thaís Luz, como amante da fotografia, pretende seguir os estudos de fotojornalismo. “Tudo que aprendi em quatro anos define a profissional que sou hoje. Pretendo mesmo seguir nessa área, pois o jornalismo é uma profissão que me faz ser melhor a cada dia.”

Thalita Trindade conta que este ano chegou a pensar em desistir de exercer a profissão, por conta de diversas novas responsabilidades, como a filha que está esperando e a conquista do próprio empreendimento. “Depois de defender o TCC e ouvir a banca, a vontade de ser jornalista renasceu em mim. Agora quero cuidar da minha filha e, assim que ela não estiver tão dependente, eu voltarei a investir no meu negócio e retomar os estudos e oportunidades dentro do Jornalismo”.

Para as pessoas que sonham em ser jornalista, Thalita aconselha que não desistam, pois a hora de fazer diferente é agora. “Deve-se pensar na importância que essa profissão tem na sociedade, uma vez que um mundo sem comunicação é simplesmente inimaginável”, finaliza.

Legal né? Não deixe de acompanhar a cobertura completa dos PEPP’s e TCC’s. O Portal Facopp deseja os parabéns aos formandos!   

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​