Aluno de Publicidade realiza projeto fotográfico de 365 dias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

25/05/2017 às 11:00 – Atualizado em: 25/05/2017 às 11:00 
Isabela Sanchez

Juliane Rigolo

Imagem Notícia
Pedro afirma que a ideia do projeto ” Retrato 365 dias” é apresentar a diversidade de pessoas

O estudante do 2º termo de Publicidade e Propaganda, Pedro Prado, natural de Itaberá – SP, sempre se interessou por fotografia e, desde 1º de janeiro de 2017, dedica-se ao seu segundo projeto fotográfico, intitulado Retrato 365 dias. Nele, Pedro busca fotografar uma pessoas diferente por dia no decorrer do ano.
 
A ideia surgiu após Pedro terminar um projeto também de 365 dias de fotos abstratas no final de 2016. “Depois que terminei, pensei no que fazer em 2017 e surgiu a ideia de fazer fotos de pessoas. Eu não gostava muito de fazer esse tipo de foto, por isso pensei em fazer porque assim ia aprendendo com o passar do tempo”, explica.
 
No começo do trabalho autoral, as fotos eram feitas com a câmera do celular e Pedro fotograva as pessoas da sua cidade. Quando entrou na faculdade, começou a utilizar as câmeras profissionais do Laboratório de Fotografia e pessoas da própria universidade. Por meio de seus perfis no Facebook Instagram, o aluno divulga seu projeto e conta que muitas pessoas entraram em contato pedindo para serem fotografadas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é thumbnail_Juliane%20Rigolo%20(2).jpg



Ele ainda afirma que depois que começou a ter contato com equipamento profissional, o aprendizado sobre técnicas fotográficas tem sido maior, pois as fotos com celular acabavam sendo complicadas fotografando durante à noite. Agora, ao encontrar com pessoas diferentes todos os dias, sempre vê algo especial e particular em cada pessoa que fotografa. 
 
Pedro conta que gosta do diferente e expor a diversidade de etnias e estilos. “No projeto eu busco tirar foto de criança, idoso, negro, branco, loiro, ruivo. A ideia do projeto é a diversidade. Por que não mostrar o diferente? Todo mundo tem uma beleza única, que é só sua e a partir de uma foto eu consigo mostrar isso”, diz.
 
De acordo com o estudante, a prática diária de fotografar pessoas fará com que ele adquira muita experiência e técnica, além de aprender algo diferente todos os dias. “Por exemplo, a foto que eu fizer hoje pode ser totalmente diferente da que eu fiz no começo do ano, porque já aprendi alguma técnica que naquela foto ainda não conhecia”, diz.
 
Ele acredita que é praticando esse tipo de fotografia que se aprende técnicas e até começa a se interessar mais pela área. No seu projeto, o futuro publicitário afirma não usar muita técnica, somente ajusta iluminação e faz correções. Para Pedro, o intuito é mostrar a diversidade das pessoas, o natural, e a personalidade de cada uma.
 
“Não gosto de colocar muitos efeitos nas fotos, quero passar a ideia do “eu”, então procuro buscar um pouco da personalidade da pessoa, do ser quem ela é”, conta. Pedro diz ainda que sempre tenta colocar sentimento em suas fotos. “Se você olhar algumas fotos minhas você vai notar certa sensibilidade nela”, ressalta.
 
Ele diz que pretende trabalhar com fotojornalismo e fotografia publicitária, mas prefere registrar momentos espontâneos e sem manipulação. Em suas fotos, Pedro relata não fazer muitas alterações no photoshop ou em aplicativos. “Sei que a pessoa não vai gostar de ver algo muito manipulado.  Às vezes, só coloco um brilho a mais pra ficar uma coisa natural, gostosa de se ver”, diz.
 
Sobre a fotografia no curso de Publicidade e Propaganda, Pedro afirma que saber fotografar é importante na sua área e acarreta um diferencial para o profissional. Para ele, é buscando mais informações e errando que se aprende. Ele conta também que nunca fez um curso de fotografia, mas pretende ingressar após a graduação ou durante, pois pretende seguir nessa área.
 
Sobre projetos futuros, Pedro comenta que tem planos para um novo projeto em 2018. Ele deseja iniciar o projeto “52 Semanas, 52 Fotos”, onde a cada semana uma mulher será fotografada. “Eu gosto da ideia da mulher ser fotografada, ela transmite muito sentimento em uma foto e você consegue captar muita coisa”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​