Alunos apresentam trabalhos acadêmicos no ExPP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

10/06/2019 às 21:29 – Atualizado em: 11/06/2019 às 20:24 
Camila Araujo, João Martins e Larissa Oliveira

Rebeca Okubo

Imagem Notícia

Foi dado início às apresentações da 2ª edição do ExPP Facopp (Exposição de Projetos de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda). Os trabalhos apresentados na categoria acadêmica ocorreram na segunda-feira (10/06), no Auditório Buriti e contaram com a presença de alunos, professores, familiares e profissionais da área de Publicidade.   
 
Os trabalhos têm como lema “evoluir é natural”, e a proposta é que eles sejam baseados nas vivências acadêmicas, mercadológicas, tecnológicas e experimentais dos estudantes, por conta das transformações advindas pelo mercado da comunicação.
 
Segundo o supervisor do ExPP, Matheus Monteiro, foram definidos sete formatos de TCC’s: Startup no mercado de Comunicação, produção audiovisual com fins mercadológicos, portfólio de criação publicitária, estudo de casos de marcas, planejamento de comunicação institucional e mercadológica, planejamento de marketing digital, estudos científicos na área da comunicação mercadológica e produção de sentido publicitário.
 
Para ele, os trabalhos apresentados na noite de segunda-feira têm grande importância para os alunos. “Essa segunda edição do ExPP traz um novo formato que dialoga com o mercado e a academia, isso faz com que os alunos se sintam engajados, pois eles conseguem ver esse tripé que envolve a universidade, o mercado e a academia.”
 
APRESENTAÇÕES 
 
As apresentações iniciaram-se com o trabalho: Consumo por status em uma sociedade de exibicionismo nas mídias digitais,produzido pelo aluno Ueverton Meira Silva, orientado pela professora Priscila Guidini. O discente conta que a ideia do tema contribui para uma sociedade com um entendimento muito melhor sobre o assunto. “É um tema que eu vivencio, vivo no meio, e eu quero deixar uma coisa imparcial, apenas deixar claro o que acontece no meio digital.”   
 
Jussara Bressani, da Revista Chic, esteve presente no evento e elogiou o trabalho do estudante. “As redes sociais realmente fazem com que as pessoas consumam sem querer consumir. Nem tudo que está ali é o que se vê, e nem tudo que está ali é o que as pessoas querem comprar. Acho importante a gente estar informado”, elogia Jussara.
 
Em seguida, foi a vez da aluna Maria Eduarda Fernandes, orientada pela professora Fernanda Mello, apresentar o trabalho Marketing digital e sua influência no desenvolvimento de uma marca: um estudo de caso no segmento de vestuário e acessórios unissex. O objetivo do trabalho é trazer soluções para uma marca recente no mercado digital. 

Merchandising no ponto de venda: estudo de caso do atacadista de autosserviço Assaí de Presidente Prudente é o título do trabalho apresentado por Frederique Pereira, que fala sobre a importância do merchandising no ponto de venda como ferramenta de influência na tomada de decisão de compra. O aluno foi orientado pelos professores Priscila Guidini e Dhiego Saraiva.
 
A estudante Danielli Cristina de Castro Morato que apresentou o artigo O perfil dos consumidores da marca Harley-Davidson em motoclubes do Brasil, com orientação dos professores Matheus Monteiro e Fabio Rabello .  A aluna conta que já se interessava pelo assunto antes de iniciar o pré-projeto, e em conversa com os orientadores, pode fazer a pesquisa exploratória através de formulários eletrônicos que foram entregues aos motoclubes para que os motociclistas pudessem responder e colher as informações necessárias.
 
“Trabalhar com o tema não foi fácil, ainda mais porque era um tema que eu não conhecia e tive que estudar muito sobre a história da marca, e também a questão dos participantes responderem os questionários. Eu estou satisfeita com o trabalho escrito e completo e espero que dê tudo certo”, diz Danielli.      
 
Outro artigo apresentado foi feito pelo aluno Alexandre Vinicius Navarros Zanella, com o título: Estratégias de marketing digital para eventos de música eletrônica: estudo de caso do Festival Universo Paralello. “Acabei explorando um assunto que é atual, que é o marketing digital e abordando um evento que a massa não conhece, mas que é o maior evento de seguimento do Brasil.” O trabalho foi orientado pelo professor Matheus Monteiro.
 
O próximo trabalho da noite, foi da discente Emanuelle Alencar Azevedo, com o tema: Da propagação de estereótipo à quebra de padrão a nova veiculação da imagem feminina na publicidade de cerveja, com orientação das professoras Mariangela Fazano e Fernanda Mello.
 
O artigo tem como objetivo entender a evolução da figura feminina desde a objetivação até o empoderamento que ocorre nos dias atuais. “Esse tema era muito familiar a mim, por isso ele foi mais tranquilo e decidi fazer. Eu já tinha uma ideia desse tema, e o primeiro passo foi o foco e o resto foi ótimo”, conta.
 
Dando continuidade às apresentações, o aluno João Pedro Nigre Catucci, apresentou o artigo: Como a cultura drag contribui com o combate a homofobia na mídia. O trabalho traz a representação LGBTQ+ na mídia, a batalha constante contra a homofobia, o papel da arte drag na luta e a abertura das marcas para a causa e seus emissores. A professora Mariangela Fazano foi a orientadora.
 
Para fechar a noite de segunda-feira, o discente José Arthur Ibanhez Taiar, apresentou com o tema: Publicidade, a arte da bricolagem, que tem o objetivo de analisar campanhas publicitárias embasadas em conceitos criativos oriundos em obras de arte. O trabalho foi orientado pelas professoras Mariangela Fazano e Fernanda Mello. 
 
O BOM FILHO À CASA TORNA!

O profissional da área, Bruno Salgueiro, conta que o convite para participar do evento surgiu da experiência profissional que possui e por ser um ex-aluno da Facopp.
 
“Voltar à Facopp sempre foi um ponto que eu procurei me fazer presente na carreira profissional, porque quando eu era universitário, eu também precisei dessas orientações do profissionais no mercado para isso, para orientar os alunos que estão aqui e indo para o mercado de trabalho”, comenta Bruno.   
 
As apresentações dos trabalhos na categoria mercado serão realizadas na terça-feira (11/06), a partir das 19h no Auditório Buriti.  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​