Alunos buscam soluções de comunicação para Centro de Inclusão Digital da Unesp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Wellington Camuci, especial para o Portal Facopp
Colaborou: Lucas Alves

Um dos personagens que está sendo desenvolvido para o projeto (Foto: Lucas Alves)

Os alunos do 7º termo de Publicidade e Propaganda estão desenvolvendo o projeto “Vira Galo”. O projeto interdisciplinar visa trabalhar em cima dos problemas de comunicação de uma empresa do terceiro setor. Neste semestre o cliente é o Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), um departamento da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente.

A professora Mariangela Fazano, uma das responsáveis pelo projeto, fala que a escolha do CPIDES partiu de um pedido dos diretores do centro por entenderem que ele é reconhecido internacionalmente, mas pouco conhecido no Brasil.

A turma é dividida em grupos que trabalham com os problemas encontrados. O aluno Lucas Alves conta que seu grupo está desenvolvendo um ebook sobre como virar uma associação e uma ideia de vídeo com personagens digitais criados por eles.

“Trabalhamos o termo inteiro no projeto e depois apresentamos para a empresa. Fazemos um evento e apresentamos tudo da comunicação feita para resolver os problemas”.

Segundo o aluno Noel Martins, os principais problemas encontrados no CPIDES foram de comunicação interna e externa, parcerias pouco eficazes, dificuldade na transmissão da mensagem sobre cultura inclusiva e falta de autonomia. “O projeto tem como objetivo analisar e solucionar problemas de comunicação e marketing de alguma empresa”.

O grupo ficou responsável pela comunicação interna e estão desenvolvendo propostas para gerar o senso de pertencimento do público interno e a sistematização da comunicação.

Aprendizagem

Fazano fala que no projeto são utilizadas duas concepções metodológicas: aprendizagem baseada em projetos e perspectiva contextualizada, construcionista e significativa.

Para ela, o projeto é importante por colocar os alunos num contexto de autonomia. “Então eles têm contato direto com um cliente real. Os professores se tornam dentro desse contexto, facilitadores em um processo de horizontalização do conhecimento e não mais a verticalização”.

Para Alves, poder colocar em prática o aprendizado em um cliente real é o que torna o projeto importante na preparação para o mercado de trabalho.

Martins fala que o projeto é importante porque “possui uma ideia de interagirmos com um cliente real e nos proporcionar um grande teste para ver se todo o conhecimento obtido nesses três anos e meio de estudos está realmente alinhado”.

O projeto Vira Galo segue até final de novembro encerra com a entrega e apresentação de todo material de comunicação e marketing ao CPIDES.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​