Alunos da Facopp conciliam rotinas de faculdade e exercício físico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

03/04/2020 às 12:30
Jady Alves e Letícia Petile

Fernanda e Guilherme tiveram que organizar suas tarefas e encontrar o melhor modo para se exercitar em meio tantos compromissos (Fotos: Cedidas/Arquivo pessoal)

Equilibrar atividades como estágio, aulas, tarefas, alimentação saudável e academia regularmente no período da graduação, não é uma missão fácil, mas acredite, é possível! Pensando nisso, a fim de motivar os cuidados com a saúde dos universitários, conheça o relato de facoppianos que, apesar das agendas apertadas, ainda conseguem tempo para se exercitar de alguma forma.

A estudante do 5º termo de Publicidade e Propaganda, Fernanda Simões Sanchez de Sá, concilia seus compromissos do cotidiano, sem que precise abandonar os exercícios físicos. O dia para Fernanda começa cedo, às 6h, quando acorda, pega o ônibus e vai para o estágio. Em seu horário de almoço, frequenta a academia, onde treina e até mesmo toma banho para retornar ao trabalho. De lá, vai direto para a aula assim que o expediente chega ao fim.

“Percebi que a agenda estava ficando apertada quando eu comecei a estagiar, foi o momento que precisei conciliar trabalho e faculdade, mesmo assim, depois de um tempo, ainda arrumei espaço para a academia”, comenta a estudante.

A prática de exercícios surgiu na vida da jovem por questões de estética, mas, posteriormente, Fernanda notou mudanças em sua disposição e resistência nas caminhadas ou atividades do dia a dia.

Apesar da rotina cansativa, a futura publicitária segue firme nos treinos, tudo isso devido às metas que estipulou no início da correria, quando tentava encaixar os horários de cada atividade em uma folha de papel, fazendo vários rascunhos.

“O que me ajudou muito foi criar pequenos objetivos, cada um deles cumprido é uma forma de crescer. Para mim, a academia foi um dos principais, pois era algo que eu ia forçada e, a partir de agora, virou parte da minha rotina. Quando eu falto, acabo ficando sonolenta e cansada, mas nos dias que treino, sinto adrenalina, fico acordada e disposta”, ressalta.

Sem tempo?

No caso de Guilherme Witana, aluno do 3º termo de Publicidade e Propaganda, a luta para equilibrar as tarefas diárias após o ingresso na universidade foi muito difícil, fazendo com que precisasse abrir mão da academia.

Não contente em abandonar o local onde frequentava desde os 17 anos, o jovem decidiu inovar seu método de treinamento e, assim, conseguiu encaixar mais uma atividade na rotina.

“Eu estava bem sedentário nos últimos meses, só correndo no máximo uma ou duas vezes na semana. Até que há pouco tempo decidi comprar uma bicicleta, por causa do projeto integrador desse semestre, que é sobre bicicletas compartilhadas. Então isso me animou”, relata.

Incentivado pelo trabalho acadêmico a adquirir o novo meio de transporte, Guilherme pesquisou muito sobre os benefícios que a bicicleta traria a saúde e decidiu usá-la para ir à faculdade todos os dias. Assim, poderá se locomover rapidamente e exercitar-se ao mesmo tempo, já não sentindo mais a necessidade de voltar para a academia, pois, para ele, andar de bike, correr e fazer outros exercícios já basta.

“O que eu digo é: não deixe de se exercitar. Você não precisa começar a academia, pode ser com outra coisa, como: natação, aula de dança, caminhada, corrida, andar de bicicleta etc. O que importa é você trabalhar o seu corpo. Quem não pratica exercícios físicos não envelhece bem e pode ter muitos problemas de saúde futuramente, então é melhor começar a se preocupar com isso”, afirma.

Exercite-se na Unoeste

Segundo o coordenador de esportes da Unoeste, Marcel Adilson Marangoni, a prática de exercícios físicos na fase jovem é de grande importância. Entretanto, antes de começar qualquer tipo de atividade, é necessário passar por exames médicos que comprovem a aptidão física.

Marcel Marangoni é especialista em Avaliação do Ensino e Aprendizagem pela Unoeste (Foto: Ector Gervasoni)

Os benefícios consistem no aumento da resistência, força e autoestima, além de ajudar a construir ossos saudáveis, controlar o peso, reduzir estresses.

“A universidade oferece os ginásios de esportes no campus I e II, também há piscina semiolímpica a disposição e academia com desconto na mensalidade para alunos. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer a coordenação do Departamento de Esportes e fazer o agendamento para participar das atividades que preferirem”, finaliza Marangoni.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​