Alunos da Facopp visitam estúdio da TV Fronteira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

02/10/2019 às 16:20
Jéssica Anzai e Ramon Diniz

Estudantes puderam conhecer diversos setores da emissora durante a visita (Foto: Rodrigo Abucarma)

Já imaginou percorrer os corredores de uma emissora de TV e conhecer de perto todo o trabalho dos envolvidos em um telejornal? Isso é possível graças ao projeto Sem Filtro, idealizado pela TV Fronteira, em parceria com universidades da região. Na última sexta-feira (27/9) foi a vez dos alunos de Publicidade e Jornalismo aqui da Facopp aproveitarem a visita técnica à filial da Rede Globo em Presidente Prudente.

Sob a supervisão da professora Mariangela Fazano, os alunos, matriculados do segundo ao oitavo termo, conheceram os mais diversos setores da emissora, desde a redação até as salas de edição final dos conteúdos. Além disso, os discentes conheceram o estúdio onde são gravados os telejornais Bom dia Fronteira, FN1 e FN2 e puderam bater um papo com a âncora Cíntia Aquino, uma das jornalistas mais famosas da região e ex-facoppiana, formada na primeira turma de Comunicação Social em 1998.

Em seguida, um café da tarde foi servido aos graduandos que, logo após, foram direcionados à uma sala de reuniões, na qual a gerente de marketing da TV Fronteira, Marcela Marino, ministrou uma palestra sobre as novas formas de comunicação e como os comunicólogos devem se adequar a elas. “Se você não se inova, você fica para trás e, infelizmente, para nós que estamos na Comunicação, isso é algo que não deve acontecer”, pontua.

Marino conta que a ideia inicial do Sem Filtro era aproximar os alunos universitários com o veículo de comunicação televisivo, pois, segundo ela, eles têm poucas oportunidades de conhecer a televisão como ela realmente é. “A intenção do projeto é mostrar que quem faz TV são como eles: ‘estudantes’ que estão sempre aprendendo algo novo com o passar do tempo. Queríamos desmistificar esse assunto de que já entramos preparados para tudo”, finaliza.

EXPERIÊNCIAS

Por parte dos alunos, aprendizados e experiências foram os termos que não faltaram após o término da visita. Laura Dias, do segundo termo de Jornalismo, conseguiu até um espaço na bancada do estúdio, momento em que simulou a leitura de uma notícia como se fosse ao vivo. “Cheguei em casa emocionada, pois a visita fez com que eu me apaixonasse ainda mais pelo jornalismo televisivo, vertente em que tinha minhas dúvidas”.

Lívia Garrio, do segundo termo de Publicidade e Propaganda, não poupou elogios à organização do evento. “A recepção deles foi muito boa. Se preocuparam em mostrar todos os detalhes, deram lanches, lembrancinhas e muito aprendizado!”, conta.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.