Alunos de Fotografia realizam aula prática em restaurante pela primeira vez

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

João Martins, especial para o Portal Facopp
Colaborou: Alexandre Bavaresco, Felipe Piquione e Thomas Aguilera

Alunos preparam produtos antes de fotografarem (Foto: Thomas Aguilera)

Na quinta-feira da semana passada (7), os estudantes do 4º termo de Fotografia tiveram a primeira experiência de saírem dos muros da faculdade para fotografar em um restaurante.

Acompanhados do professor Thomas Aguilera, que ministra a disciplina de Fotografia de Produto, os alunos se locomoveram até o Bar Bem Brasil de Presidente Prudente para desenvolverem a atividade prática.

A escolha pelo local surgiu do contato de Thomas com o professor de Publicidade e Propaganda, Alexandre Bavaresco que trabalha na agência Ollé de Presidente Prudente, sendo solicitado alguns parceiros e clientes que estavam precisando de fotografias.

“Com isso, os alunos assinaram uma autorização e também o restaurante, por ceder o espaço e os produtos e por terem feito todos os pratos. Então por essa troca, os alunos fornecem as imagens para que a agência e o próprio restaurante utilizem as fotos como forma de divulgação nas redes sociais”, comenta Thomas.

NA PRÁTICA

O estudante Felipe Piquione esteve presente na aula e conta que toda a turma montou os equipamentos de iluminação e se organizaram para a realização das fotos. “Conforme os garçons traziam as bebidas, porções e espetinhos, nós tirávamos as fotos. A ideia disso é a gente construir um portfólio de gastronomia e beneficiar o Bar Bem Brasil com as fotografias profissionais”.

Segundo o professor Thomas a prática foi dividida em dois grupos, mas os alunos realizaram de forma individual. “Ao todo foram 15 alunos, portanto, o restaurante preparou 15 pratos, entre bebidas, pratos quentes, drinks. Nós também levamos um casal de modelos para fazer uma composição mais humanizada. Então, os alunos fotografavam somente o prato, e em seguida, com os modelos, para que houvesse essa humanização”.

RESULTADO DA EXPERIÊNCIA

O professor Thomas conta que desde quando começou a ministrar aulas na Facopp, sempre achou a prática muito válida, e em relação a fotografia de gastronomia, nada melhor do levar seus alunos em um ambiente do cliente.

“Os fotógrafos profissionais trabalham nos seus próprios estúdios ou na maioria das vezes, desenvolvem a produção das fotos no próprio restaurante do cliente, até mesmo por conta da facilidade da cozinha, dos chefs. Levar um alimento para o estúdio precisa ter toda uma estrutura, então geralmente, é feito isso no próprio local”.

Já para Felipe, a experiência foi bastante enriquecedora, pois conseguiu produzir um bom material sobre fotografia de produto junto com a turma sempre disposto a ajudar no que era preciso.

“Ao mesmo tempo que estávamos ali para entregar imagens de qualidade para o cliente, também podíamos errar e acertar, treinando novos olhares e melhorando a habilidade nos quesitos de fotografia (exposição, iluminação, composição)”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.