Alunos de Fotografia realizam exposição para disciplina de História da Arte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

João Martins e Mariane Pracânica, especial para o Portal Facopp
Colaborou: Vitória Brasil e Vinícius Ishibashi

O professor Everton Tomiazzi realiza a mostra todo ano na disciplina de História da Arte II  (Foto: Mariane Pracânica)

Se você passa pelos corredores da Facopp já pôde se deparar com a 7ª mostra artística produzida pelos alunos do 2º termo de Fotografia. Para entender melhor do que se trata, o Colabora! conversou com os responsáveis pela realização deste trabalho, que diga-se de passagem, ficou bastante criativo.

A exibição refere-se a um trabalho de encerramento do semestre da disciplina de História da Arte II, ministrada pelo professor Everton Tomiazzi. Segundo ele, as imagens promovem o diálogo entre os movimentos artísticos estudados em sala de aula, que são: surrealismo, concretismo, pop art, op art, arte naif e instalação.

“Cada aluno escolheu um tipo de arte que mais lhe chamou a atenção e a partir disso produziu cinco fotos, elencando as características do movimento escolhido. No total, 30 fotografias foram expostas”, explica.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

A aluna Vitória Brasil, se identificou com os movimentos surrealista e pop art, porém, optou por fazer apenas sobre o surrealismo por conta de seu processo criativo. “Eu queria fazer autorretratos que representassem a minha vida, o que eu enfrentei desde criança até agora”. Não é à toa que os títulos das fotos escolhidos pela jovem foram: “Eu e a infância”, “Eu e a ansiedade”, “Eu e a depressão”, “Eu e o amor próprio” e “Eu e…?”

“Eu e…?”: Vitória diz que as pessoas questionam qual é a história por traz da imagem

Para produzir as imagens, a estudante que já trabalha como fotógrafa, se inspirou em artistas de surrealismo pop, como Nicoletta Ceccoli e Mab Graves. Ela conta que tirou autorretratos e também escolheu uma foto de quando era criança. A partir disso, fez as montagens de acordo com a temática escolhida. Foram várias semanas de discussões sobre as temáticas e as propostas de realização das produções fotográficas durante as aulas.

Na imagem “Eu e a ansiedade”, Vitória quis retratar um momento que estava enfrentando em sua vida

Everton afirma, que nada melhor do que a prática para fixar o conhecimento adquirido em sala de aula. “O saber fazer e colocar a ‘mão na massa’ é muito mais importante do que apenas ficar alojado na teoria. A vivência é sempre mais prazerosa.

FEEDBACK POSITIVO

Com os resultados das produções de cada aluno e a exposição fotográfica sendo realizada, o professor avalia este trabalho como muito satisfatório. “Os estudantes que tomaram para si a participação e o envolvimento na proposta discutida durante o bimestre, isso me contagiou e superou as minhas expectativas. Pude perceber que a Facopp tem alunos muito criativos e determinados.”

Vitória diz que está recebendo ótimos feedbacks com a exposição, tanto que as pessoas na faculdade pedem para que ela conte a história e o conceito por trás das imagens. “Muitos se sentiram representados nas fotos que mostram questões psicológicas. Então, se tocou alguém, para mim já valeu a pena.” Além da exposição, é possível conferir o trabalho feito pela estudante em seu perfil profissional, @vitbrasil.

A exposição ficará na Facopp até o dia 3 de dezembro. Então ainda dá tempo de prestigiar os coleguinhas e admirar esse trabalho incrível que cada aluno de Fotografia produziu.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.