Alunos de Gastronomia participam pela primeira vez do Colóquio Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

02/05/2019 às 15:10 – Atualizado em: 10/05/2019 às 11:59 
Camila Araujo, João Martins, Larissa Biassoti e Larissa Oliveira

Marlene Reverte

Estagiários da TV Facopp e alunos do curso de Gastronomia apresentam trabalhos

As apresentações de Jornalismo do 6º Colóquio Facopp se encerraram nesta terça-feira (30/04) no auditório Carvalho.
 
Os temas trabalhados abordaram a Produção laboratorial em jornalismo audiovisual e também registro fotodocumental, fruto de Trabalho de Conclusão de Curso. A novidade desta edição é que, pela primeira vez, o evento contou com a presença de alunos de Gastronomia, já que uma parceria entre o curso e a Facopp foi firmada.
 
As apresentações começaram com os trabalhos realizados pela equipe do laboratório de TV Ana Carolina Nezi, Luana Carla Mariano, Matheus Honório, Matheus Rodrigues e Vinicíus Coimbra, sendo eles: Projeto Nucleus: cobertura jornalística de evento internacional realizado pela tv facopp online, além de Luz, câmera e cocção: produção laboratorial de um programa gastronômico na tv facopp online e Videodocumentário “Quatro Sinais” fases de pré-produção e produção.  
 
A estagiária da TV Facopp, Luana Mariano, conta que os três trabalhos apresentados vieram a partir de convites, com isso o grupo trabalhou com base nas pesquisas de cada tema.
 
“Nos três projetos, nós trabalhamos de maneira diferente com a rotatividade de funções, para que em todos pudessem passar pela experiência. Poder realizar esses trabalhos simultaneamente, nos possibilitou uma vivência do que acontece no mercado de trabalho, acrescentando tanto na vida acadêmica como na vida pessoal”, diz Luana.     
 
Um dos trabalhos contou com a participação dos alunos dos quatro primeiros termos do curso de Gastronomia e foi planejado para ser atemporal. Os vídeos produzidos a partir da parceira visam apresentar técnicas básicas de cozinha e, para serem realizados, foi necessário pensar em conjunto.
 
Segundo Ana Luiza Alves, aluna do primeiro termo de Gastronomia, o audiovisual facilita o entendimento do assunto para o público. “Tudo que é visual é mais fácil de ser aprendido, ajuda muito na identificação. Nós brincamos que, por vezes, as pessoas não sabem o que elas estão comendo, e mostrar isso em forma de vídeo é importante.”
 
A professora Thaisa Bacco, orientadora de quatro dos seis projetos apresentados, explica a importância dos alunos estarem envolvidos em eventos como o Colóquio.
 
“Eu achei que foi bem interessante no sentido que cada um aborda um gênero do audiovisual. Cada um tem uma característica, no sentido que o audiovisual trabalha com diferentes contextos e práticas”, pontua Thaisa.
 
A professora ainda comenta que os trabalhos foram bem desenvolvidos. “São projetos bem humanizados, sociais, reflexivos e teóricos, trabalhos práticos relacionados ao gênero da entrevista jornalística e até mesmo à educação, envolvendo Gastronomia e Cinema.”    
  
Os discentes Heitor Pedroso, Wellington Costa, Virginia Faustino e Helena Pellim, apresentaram o trabalho O Homem Na Estrada: Fotodocumentação Da Vida Após As Grades. A ideia de se trabalhar com o tema surgiu a partir do terceiro termo, mas ter como ferramenta com a fotografia foi o foco desde o início do curso.
 
“Nós queríamos trabalhar com um tema relevante para a sociedade, algo que pudesse levar as pessoas à discussão. Então a ideia é trabalhar com pessoas que passaram pela situação de reclusão”, explica Helena.
 
Ela ainda afirma que a principal dificuldade é criar uma intimidade e confiança para que essas pessoas contem suas histórias. “Elas têm muito medo de serem julgadas.”

Quem fechou as apresentações da noite foram os alunos Juliane Rígolo, Larissa Biassoti e Adriano Batista Silva, com o trabalho Programa Ilume: A Prática De Entrevista Em Profundidade Sobre A Temática Educação .    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.