Alunos de Jornalismo aprimoram blog Portão 3

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

20/11/2017 às 00:00 – Atualizado em: 20/11/2017 às 09:05 
Maria Eduarda Miriani

Júlia Aglio

O blog é desenvolvido na disciplina de Jornalismo Online I


Para praticar o que é aprendido em sala e divulgar o que ocorre na faculdade, a cada novo semestre, discentes do 5° termo participam da disciplina Jornalismo Online I, lecionada pela professora Carolina Mancuzo, e dão “cara nova” para a atividade prática denominada Portão 3.
 
Trata-se de um blog que surgiu há um ano e meio, e devido a sua grande repercussão, se mantém até hoje com uma grande adesão de funcionários, alunos e professores. A orientadora Carolina afirma que, para dar continuidade e apresentar um bom conteúdo, é necessário engajamento e divulgação por parte dos alunos. O site possui algumas editorias, dentre elas: “Acontece nos cursos”, divulgando o que ocorre nos diversos cursos da universidade, “SOS calouros”, que tem como objetivo um maior conhecimento sobre a vivência acadêmica, e “Vida de universitário”, que dá dicas de como é morar longe de casa, viver com mais pessoas e se organizar.
 
Há também os temas “Me formei, e agora?”, baseado em antigos alunos da Unoeste e suas atuações no mercado de trabalho, “Estilo universitário”, que possui como objetivo mostrar as diferenças entre os estudantes dos cursos e “Conheça o campus”, feito especialmente para os novatos.
 
Para a discente Clara Dias, o projeto proporciona a interação com o webjornalismo, além de proporcionar um maior contato com a redação, e estimular o trabalho em equipe. “Nós temos que correr atrás da apuração, fontes, pautas e os assuntos mais diversos possíveis. Já falamos sobre a horta da universidade, alunos que escutam estilos musicais bem diferentes do padrão de seus cursos, entre outros.”
 
“Procuramos sempre chamar a atenção do leitor, buscar títulos atrativos, e a nossa maior dificuldade é trazer uma matéria diferente, que atraia mais visualizações. O que mais gostamos é desse contato mais próximo com a nossa profissão. Ver nossa matéria nas mídias, com os nossos créditos, é muito gratificante”, relata Isabela Satiro.
 
Já a jovem Ingrid Tomimitsu, aluna do 5° termo de Jornalismo, afirma que o projeto é fundamental no aperfeiçoamento do texto para o online e para aprofundar seus conhecimentos pessoais e profissionais. “Até o quarto termo, a gente faz o texto com características do impresso, aí chega no quinto e tem online, e é totalmente diferente, tanto na linguagem, quanto no estilo. No pessoal, gosto de conhecer algumas histórias que marcam e acabam nos envolvendo. Profissionalmente, é bom para o nosso portfólio.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.