Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda produzem fotos para mostra fotográfica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

22/08/2018 às 16:29 – Atualizado em: 29/08/2018 às 13:18 
Daniel Alvarez

Jhenifer Rodrigues

Estudantes do primeiro termo trabalharam com o tema “Contrastes”

Quem passar pelo corredor da Facopp, mais precisamente ao lado do atendimento vai se deparar com a mostra fotográfica dos primeiros termos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que já é uma tradição na Facopp. A exposição desse ano foi organizada pela professora Fabiana Alves para a disciplina de Introdução à Fotografia, no primeiro semestre deste ano.

Foram mais de 100 fotos registradas pelos estudantes que por meio de uma votação em sala escolheram 60 fotografias para serem expostas. O tema proposto aos alunos foi Contrastes.

Dentre as fotografias expostas se encontram as de Bruna Reato, estudante de Publicidade, e de Gabriela Madureira que cursa Jornalismo.

Bruna afirma que no primeiro momento pensou no contraste de cores e para complementar essa ideia resolveu fotografar pessoas, conta ainda que sua maior dificuldade foi justamente essa: encontrar pessoas que aceitassem o convite. “Tive bastante dificuldade para conseguir pessoas que topassem ser fotografadas, mas no final das contas consegui”, afirma.

Gabriela conta que quis misturar seu mundo acadêmico com o familiar e que a ajuda da família nas fotos foi fundamental para que tivesse um bom resultado. Uma de suas fotos mostra o contraste de idade entre seu primo de 6 anos e sua bisavó que tem 97 anos. “As fotos que foram para a exposição têm a participação da minha mãe, pai, bisavó e primo, minha família acompanha bastante minha vida acadêmica.”

ALÉM DA TEORIA

As aulas teóricas são sim importantes, mas a prática não pode ficar de lado. Segundo a docente responsável, a fotografia se aprende ao ler, estudar e claro que para fixar todo esse conhecimento é necessário colocar a mão na massa e fotografar. “Apesar dessa disciplina acontecer mais em sala por ser introdutória, a prática também acontece e a exposição é uma forma dos alunos mostrarem que aprenderam tudo que foi passado durante as aulas,” explica Fabiana.

As estudantes Bruna e Gabriela também entendem a importância dessa exposição fotográfica para o aprofundamento na fotografia. Ambas afirmam ter fixado melhor a parte de regulagem da câmera, como ISO, obturador e diafragma.

FEEDBACK

Para Fabiana, o desempenho dos alunos foi muito gratificante e surpreendente, tanto por parte da técnica, quanto por parte do senso crítico. “Algumas fotografias trouxeram temas importantes e discutíveis e o mais importante para ela foi o fato de que os alunos conseguiram se expressar por meio dos cliques fotográficos”, considera.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.