Alunos de Jornalismo lançam documentário Estrela da Manhã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

11/11/2021 às 12h34
Isabella Casati e Jady Alves

Depois de 22 horas brutas de gravação, o grupo lançou o documentário com 1h58 de duração (Foto: Marlene Reverte)

Na noite da última segunda-feira (8), no Teatro Cesar Cava, aconteceu o lançamento público do documentário biográfico do padre Domingos Chohachi Nakamura, intitulado como “Estrela da Manhã”

O produto audiovisual é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos João Lucas Martins, Letícia Petile, Marco Vinícius Ropelli, Victória Domingos e Vinícius Coimbra, do curso de Jornalismo, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, orientado pela professora doutora Thaisa Bacco. 

A noite começou com a apresentação de três músicas do Grupo de Taikô Dantai Fênix. Segundo Vinicius Coimbra, o grupo foi contratado para tocar, pois a cultura japonesa está muito presente no documentário. 

A obra conta a vida e os feitos do primeiro padre missionário católico japonês no Brasil. Nakamura veio do Japão para Alvares Machado (SP) em 1923, para ajudar e evangelizar os imigrantes e descendentes radicais no país. A partir das contribuições do padre, a Pastoral Nipo-brasileira (Panib) solicitou, em 2009, um processo de beatificação, junto ao Vaticano. Este processo diz respeito à primeira etapa para uma possível canonização do monsenhor. 

“A ideia surgiu em grupo. Um dos amigos trouxe essa ideia da vida e da obra do Monsenhor Nakamura. Eu moro em Álvares Machado e conheci o padre Nakamura, tem rua com o nome dele, tem museu, ele faz parte de uma grande história. Começamos a analisar mais a fundo a vida do senhor Nakamura e percebemos que ele merecia um documentário para contar sua história de vida completa”, comenta Marco Ropelli sobre como decidiram o tema do filme. 

Logo após a apresentação do longa-metragem, cada integrante do grupo falou um pouco sobre suas funções e a orientadora pôde comentar como foi trabalhar com a equipe e sobre a importância do documentário, além disso, a palavra também foi aberta ao público. 

“O filme foi extraordinário. É uma renascença da fé de todas as pessoas que escutam um testemunho dessa grandiosidade. Eu acredito que este trabalho que foi feito pela Escola e pelos alunos é de grande importância, assim como o tamanho do coração monsenhor e desses estudantes, que não mediram esforços para apresentar essa película, esse documentário tão importante nesse tempo, nessa geração”, acrescentou Francisco Hirata, coordenador do Centro de Pesquisa Domingos Nakamura, que participou do documentário. 

“Foi um privilégio [orientar o trabalho]! Esse grupo era muito dedicado, esforçado, com muito interesse em aprender e fazer diferente. Tudo o que foi solicitado eles correram atrás, eles buscaram desde o início fazer tudo com o máximo de qualidade, mesmo não sendo um grupo que sempre trabalhou junto na faculdade e nos demais trabalhos, eles conseguiram se organizar de forma colaborativa muito importante e só tiveram resultados positivos”. 

Com mais de 1,5 mil visualizações, o documentário está disponível no canal da TV Facopp Online no YouTube e você não pode deixar de acessá-lo. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​