Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant´Anna Silva
10/06/2022 às 15h

A turma do 3º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste lançou no dia 6/06 (segunda-feira) o Projeto Integrador do semestre, que une as disciplinas de Entrevista, Voz e Interpretação, Laboratório de Rádio, Radiojornalismo e Edição Sonora, lecionadas respectivamente pelos professores Roberto Mancuzo, Cristina Corazza, Maria Luísa Hoffmann e Homéro Ferreira. Como fruto do trabalho, os alunos produziram reportagens para rádio com o tema: “O ensino superior na pandemia”.
Mancuzo explica que a escolha do tema foi feita em conjunto dos professores e alunos, e procuraram rescuperar e documentar como foi a performance da universidade, do ensino e aprendizado durante a pandemia, os obstáculos, possíveis soluções, avanços e regressos.
Cada disciplina ficou responsável por uma etapa do projeto. Radiojornalismo aborda a informação jornalística; Entrevista trabalha técnicas de abordagem, apuração, pesquisa, contato com as fontes e texto; Edição Sonora cuida da finalização na parte de pós-produção do produto; e Voz e Interpretação cuida da organização vocal, impostação, pronúncia e postura dos alunos.
O professor também fala sobre a importância de uma reportagem radiojornalística nos dias atuais. “A importância é a mesma de produzir uma reportagem em qualquer plataforma e formato, mas o áudio ainda se destaca”. De acordo com Mancuzo, produções feitas em áudio possibilitam que as pessoas ouçam quando quiser a qualquer momento, por isso se sobressaem.





Desempenho
Homéro reforça que o projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a junção de conteúdos teóricos e atividades práticas, aprendendo técnicas de pauta, entrevista, redação, locução e edição. O desempenho da turma o agradou muito e os alunos se mostraram engajados como pede o mercado de trabalho. “Foi excelente, resultando em produtos de qualidade. Programa de reportagem tem a ver com jornalismo em profundidade, o que requer todo um planejamento”, reforça.
No total foram cinco programas abordando os seguintes subtemas:
- Março 2020, o início da pandemia e o ensino
- A adaptação do ensino
- Os Desafios e capacitação dos professores
- O ensino mudou
- O que fica?
A aluna Izabela Zacheu ficou responsável pela reportagem “O ensino mudou”, junto com João Victor, Gabriel Real e Nathalia Dias. Mesmo achando que o tema pudesse parecer “antigo”, percebeu ser bem interessante e a junção das matérias alinhou tudo como planejado.
“Eu amei matéria de estudarmos o rádio, pois eu cresci ouvindo, conhecer os maiores ícones da rádio daqui de São Paulo, ainda mais o Ed Thomas que era o preferido da minha avó, foi muito satisfatório esse contato direto com a prática”, conta. Apesar de todo esse apreço, a Iza não pretende seguir na área da rádio, mas leva muitos aprendizados dos Projeto Integrador, tanto pessoais como profissionais.
Já Julia Guimarães, junto com Caroline Araujo, Maria Beatriz Oliveira e Murilo Oichi, produziram o programa “Os desafios e capacitação dos professores”, e conta que se descobriu muito no trabalho e pretende seguir na área, se houver oportunidade.
No início a proposta a assustou um pouco, mas, como ela mesmo brinca, “tudo que é muito fácil às vezes não é divertido”. Ela destaca a oportunidade de entender cada passo para a realização do produto, pré-produção, produção e pós-produção, e como cada uma delas é importante. Apesar da dificuldade com o trabalho em grupo, eles conseguiram explorar bem as informações e pensar na comunicação com o público.
O trabalho foi lançado em um encontro aberto no Auditório Carvalho, no campus II da Unoeste, e está disponível na Rádio Escola de Comunicação da Unoeste, na aba “Reportagens”, onde você já pode conferir o resultado final.