Alunos de Jornalismo lançam reportagens de rádio como fruto de um Projeto Integrador

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant´Anna Silva
10/06/2022 às 15h

Reprodução: Instagram Comunicação Unoeste

A turma do 3º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste lançou no dia 6/06 (segunda-feira) o Projeto Integrador do semestre, que une as disciplinas de Entrevista, Voz e Interpretação, Laboratório de Rádio, Radiojornalismo e Edição Sonora, lecionadas respectivamente pelos professores Roberto Mancuzo, Cristina Corazza, Maria Luísa Hoffmann e Homéro Ferreira. Como fruto do trabalho, os alunos produziram reportagens para rádio com o tema: “O ensino superior na pandemia”.

Mancuzo explica que a escolha do tema foi feita em conjunto dos professores e alunos, e procuraram rescuperar e documentar como foi a performance da universidade, do ensino e aprendizado durante a pandemia, os obstáculos, possíveis soluções, avanços e regressos. 

Cada disciplina ficou responsável por uma etapa do projeto. Radiojornalismo aborda a informação jornalística; Entrevista trabalha técnicas de abordagem, apuração, pesquisa, contato com as fontes e texto; Edição Sonora cuida da finalização na parte de pós-produção do produto; e Voz e Interpretação cuida da organização vocal, impostação, pronúncia e postura dos alunos.  

O professor também fala sobre a importância de uma reportagem radiojornalística nos dias atuais. “A importância é a mesma de produzir uma reportagem em qualquer plataforma e formato, mas o áudio ainda se destaca”. De acordo com Mancuzo, produções feitas em áudio possibilitam que as pessoas ouçam quando quiser a qualquer momento, por isso se sobressaem. 

Desempenho

Homéro reforça que o projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a junção de conteúdos teóricos e atividades práticas, aprendendo técnicas de pauta, entrevista, redação, locução e edição. O desempenho da turma o agradou muito e os alunos se mostraram engajados como pede o mercado de trabalho. “Foi excelente, resultando em produtos de qualidade. Programa de reportagem tem a ver com jornalismo em profundidade, o que requer todo um planejamento”, reforça.

No total foram cinco programas abordando os seguintes subtemas: 

A aluna Izabela Zacheu ficou responsável pela reportagem “O ensino mudou”, junto com João Victor, Gabriel Real e Nathalia Dias. Mesmo achando que o tema pudesse parecer “antigo”, percebeu ser bem interessante e a junção das matérias alinhou tudo como planejado. 

“Eu amei matéria de estudarmos o rádio, pois eu cresci ouvindo, conhecer os maiores ícones da rádio daqui de São Paulo, ainda mais o Ed Thomas que era o preferido da minha avó, foi muito satisfatório esse contato direto com a prática”, conta. Apesar de todo esse apreço, a Iza não pretende seguir na área da rádio, mas leva muitos aprendizados dos Projeto Integrador, tanto pessoais como profissionais. 

Julia Guimarães, junto com Caroline Araujo, Maria Beatriz Oliveira e Murilo Oichi, produziram o programa “Os desafios e capacitação dos professores”, e conta que se descobriu muito no trabalho e pretende seguir na área, se houver oportunidade. 

No início a proposta a assustou um pouco, mas, como ela mesmo brinca, “tudo que é muito fácil às vezes não é divertido”. Ela destaca a oportunidade de entender cada passo para a realização do produto, pré-produção, produção e pós-produção, e como cada uma delas é importante. Apesar da dificuldade com o trabalho em grupo, eles conseguiram explorar bem as informações e pensar na comunicação com o público. 

O trabalho foi lançado em um encontro aberto no Auditório Carvalho, no campus II da Unoeste, e está disponível na Rádio Escola de Comunicação da Unoeste, na aba “Reportagens”, onde você já pode conferir o resultado final. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​