Alunos de Jornalismo produzem conteúdo multimídia para web

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

05/12/2017 às 10:00 – Atualizado em: 05/12/2017 às 22:15 
Yuri Aquinno Cruz

Júlio Martinelli

O abandono de animais foi um dos temas retratados pela grande reportagem


Os estudantes do 6° termo de Jornalismo estão desenvolvendo, na disciplina de Jornalismo Online II, uma reportagem utilizando várias mídias diferentes. O tema é livre e definido pelos grupos em reunião de pauta, e as equipes devem produzir texto, galeria de imagens, podcasts de áudio e vídeos. Os trabalhos finais serão postados na Revista Prisma, na semana de provas.
 
Segundo a professora responsável pela atividade, Carolina Mancuzo, o intuito é dar aos alunos uma visão mais ampla das possibilidades do mundo da web. “Eles começam a ter uma visão diferente da internet, que é um veículo de comunicação tido como superficial, plano e que trabalha apenas no imediatismo, e na verdade pode ser mais aprofundado.”
 
A estudante Tainá Firmo, que escolheu o tema “Abandono de animais”, conta que a produção exige muito amadurecimento, mas vale a pena. “Exatamente por conta das dificuldades, a experiência está sendo incrível, porque são coisas que a gente imaginava que não conseguiria fazer.”
 
Ela também fala que, para fazer a reportagem, entrevistou três veterinários de diferentes especialidades, e também algumas pessoas e instituições que ajudam os animais. “O texto fala sobre abandono dos animais e pessoas que ajudam as instituições que acolhem. A galeria de imagens é de animais exóticos, o áudio foi sobre uma história de uma moça que acolheu um papagaio e hoje ele é como um familiar para ela.”
 
O aluno William Asaph, que produziu o trabalho sobre “Influenciadores Digitais de Prudente e Região”, relata que escolheu o tema por ser um segmento em expansão atualmente. “Sabemos que temos muitos talentos que usam Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e outros, que são  disseminadores de informações”, diz.
 
Já a discente Maria Fernanda Ferreira, comenta que escolheu retratar modo de vida dos aposentados, justamente pelo olhar diferente dos idosos, e para mostrar essa perspectiva. “Eles não enxergam a velhice como um problema ou o fim de tudo. Na verdade, nem se sentem velhos. Uma das fontes contou que agora ela tem mais disposição que quando era jovem”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​