Alunos de Publicidade e Marketing apresentam Projeto Integrador do semestre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
20/06/2022 às 13h

Professores orientadores e Sérgio Eduardo Brugnolo cliente do projeto – Foto: Rayane Montorio

O Projeto Integrador das turmas do 5º termo de Publicidade e Propaganda e 3º termo de Marketing, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, foi apresentado nesta segunda-feira (13/06) no Auditório Carvalho. Dessa vez os alunos trabalharam com um cliente real, Sérgio Eduardo Brugnolo idealizador do Geek Fest,  evento de cultura pop de Presidente Prudente e região, para identificar o problema de comunicação, apresentar um planejamento e possíveis soluções. 

O trabalho envolveu as oito disciplinas do semestre: 

  • Atendimento, lecionada pelo professor Fábio Teixeira
  • Criação e Prática em Estratégias de Comunicação, professor Haroldo Filippi
  • Ética Publicitária, professor Tchiago Inague
  • Mídia, professor Matheus Monteiro
  • Planejamento de Comunicação, professor Dhiego Saraiva
  • Produção Digital, professora Priscila Guidini, e 
  • Redação Publicitária, professora Mariangela Fazano

De acordo com o coordenador do projeto, professor Haroldo, o objetivo é fazer uma integração das disciplinas para que os alunos entendam como funciona a parte de estratégia e plano de comunicação. As turmas se dividiram em grupos mesclados e, depois da apresentação, o cliente escolheria uma das equipes para cuidar do planejamento de comunicação do Geek Fest desse ano. “Eu acho que foi bem satisfatório. O objetivo realmente não é criar competição, mas sim que cada grupo coloque em prática o que foi visto em sala de aula”, comenta Filippi.

Para isso, foram necessárias algumas etapas:

  • Briefing: coletar informações do cliente e qual o problema de comunicação;
  • Pesquisa e planejamento de comunicação: estudar e escolher quais campanhas serão feitas;
  • Estratégias digitais: estender mais sobre os meios digitais, redes sociais;
  • Planejamento de mídia: quais formatos e canais de comunicação serão utilizados;
  • Criação: direção de arte e redação.

As alunas Isabelle Andrade, de Publicidade, e Alana Calixto, de Marketing, destacam que mesmo com dificuldades na organização, prazos e comunicação entre os grupos de trabalho, a proposta do projeto é muito legal, didática e diferente. 

“O aprendizado pessoal foi o desenvolvimento em equipe, saber enxergar os limites dos outros e a necessidade de comprometimento. No lado profissional, teve todo o aprendizado de planejamento mercadológico e uma nova visão de marketing”, aponta Alana. “Trabalhar em grupo é excelente, você aprende a ouvir e entender a visão e opinião do seu colega de trabalho. No profissional, acho que tudo, aprendemos na prática como lidar com um cliente”, concorda Isa.

A possibilidade de trabalhar com o Geek Fest, para as meninas, é uma mega oportunidade e responsabilidade. Por ser o primeiro cliente e com apego grande por seu “produto” (o evento), elas tiveram que pensar em formas criativas que pudessem agradá-lo. 

Sérgio, ao fim das apresentações, não conseguiu escolher ainda um grupo para guiar a comunicação do evento. Ele afirma que encontrou pontos válidos e diferentes em cada proposta. “Você ter uma marca, um produto e não conseguir divulgar, não conseguir fazer com que as pessoas conheçam, você não terá sucesso no meio comercial”, destaca. Portanto, reconhece que foram apresentações muito bem feitas e elaboradas, considerando o intuito do Geek Fest, e que podem agregar tanto para ele como para os próprios alunos com a experiência prática e real.

O professor Matheus também concorda que o desempenho da turma foi muito bom. Considerando ser o primeiro contato com um problema real na área, ele acredita que os alunos conseguiram desenvolver e entregar o que foi proposto. 

“O aluno dentro da Escola de Comunicação tem a possibilidade de colocar tudo o que ele vê em sala de aula em prática por meio desses projetos. Isso vai refletir imediatamente na carreira profissional, visto que ele pôde ter a experiência dentro da faculdade do que acontece no mercado lá fora”, conclui Matheus.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​