Alunos de Publicidade e Propaganda da Unoeste organizam mesa-redonda para falar de influenciadores digitais

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Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant` Anna
08/04/2022 às 14h

Esse é o segundo encontro realizado pelas turmas na disciplina de Comunicação em prática

A segunda mesa-redonda do 1º e 2º termos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste abordou o tema: Influenciadores digitais: entre a futilidade e a responsabilidade social. O bate-papo aconteceu na última quarta-feira (6/04) e contou com a presença da influenciadora digital Samara Kilil e o professor da Escola de Comunicação Thomas Aguilera. A organização foi feita pelos alunos, com a supervisão da professora Giselle Tomé.

  • Influenciadora Samara Kilil
  • Professor Thomas Aguilera
  • Professora Giselle Tomé

Responsável pela disciplina Comunicação em Pratica, Giselle diz que a discussão do assunto é essencial atualmente, já que os influenciadores fazem parte do dia a dia, principalmente dos jovens. “Temos que entender a responsabilidade de tudo que é postado, pensando no conteúdo que será publicado”, explica.

Gabriele Zampoli aluna do 1º termo de Publicidade considerou o tema muito interessante. “Não se sabe o que os influenciadores guardam por trás de suas vidas”, afirma destacando como foi importante conhecer como funcionam os bastidores.

Mariana Tavarez também da turma de Publicidade do 1º termo conta que esse tipo de evento gera grande oportunidade de participação acadêmica para os alunos. Ela diz que costumava ter uma visão diferente dos criadores de conteúdo na internet, não via como uma profissão, mas sim como um hobby. “Como se fosse apenas consequência do seu sucesso”, completa.

A influenciadora Samara Kilil pôde compartilhar sua experiência com o meio digital. “Influenciar pessoas é mostrar caminhos sem erros com base nas experiências pessoais”, afirma. Samara acredita que deve existir o comprometimento com a verdade para ganhar credibilidade na internet e não fazer tudo por dinheiro.

A jornalista, formada na Escola de Comunicação, conta com mais de 200 mil seguidores em todas as suas redes sociais e diz que é muito importante buscar experiências na comunicação para melhor influenciar. “Sou especializada em gerenciamento de mídias sociais, já fiz curso de edição e estou fazendo MBA agora”, conta. Para ela, é essencial estar atualizada e aprender cada vez mais a fim de entregar ao público um conteúdo de qualidade, bem produzido e com algo a acrescentar.

O professor de fotografia Thomas Aguilera acredita que todos os profissionais podem ser influenciadores digitais, considerando boas referências e estudos como o principal ponto para alcançar o sucesso nas redes, bem como ter uma boa comunicação com os seguidores. A decisão de produzir conteúdo traz consigo uma série de responsabilidades sociais, afinal, estão falando, mostrando e influenciando pessoas. “Hoje a vida real dos influenciadores é o que mais chama atenção, as pessoas se conectam com vidas reais, aquele que expõe mais a sua realidade acaba ganhando confiança do seu público”, considera Thomas.

O encontro aconteceu às 19h no Auditório Jacarandá, aberto para todos os públicos, contou com a presença de alunos de outros cursos da universidade. Fernando Santos, do 7º termo de Jornalismo, conta que achou a realização da mesa-redonda pertinente “uma vez que a atuação do influencer é uma realidade no campo da comunicação”. O aluno também considerou a possibilidade de participar de outras discussões.

Esse foi o segundo bate-papo realizado pelas turmas na disciplina, você pode conferir o assunto tratado na anterior clicando aqui.

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