Alunos de Publicidade expõem trabalhos de fotografia com releituras da Semana de Arte Moderna

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ana Laura Rena e Sara Sant´Anna Silva
07/06/2022 às 16h

Arte: Gabriel Henschel

A exposição fotográfica “Brasiliarte 22” foi montada na noite de terça-feira (31/05) nos corredores da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, feita por alunos do 1º termo de Publicidade e Propaganda. O material é fruto de duas disciplinas de Fotografia, orientada pela professora Fabiana Alves, e Tratamento da Imagem, ministrada pelo professor Marcelo Mota.  

Ao todo, foram apresentadas 16 fotografias colocando em prática todo o conteúdo e técnicas apresentados em sala e laboratórios neste primeiro semestre: contexto histórico, fotografia e edição da imagem, com a supervisão dos orientadores em todo o processo do projeto interdisciplinar.

As fotos são releituras, com o objetivo de homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna. Para Fabiana, os impactos do ano de 1922 foram muito grandes para o mundo das artes e cultura brasileira de modo geral e não seria diferente para a fotografia. “Por mais que esse trabalho atual esteja revendo coisas de um século atrás, ele precisa ser responsável com a história, com os autores, com o contexto e ser um elemento que contribua para todas essas reflexões que partiram da Semana de 22″, ressalta.  

Marcelo conta que ficou surpreso com o domínio dos alunos sobre a fotografia e edição das imagens para que as releituras ficassem mais fiéis possíveis às obras originais escolhidas, frisando também, a importância da ligação entre essas duas disciplinas com o olhar do aluno, para que houvesse de fato o aprendizado

Fotos: Leonardo Neves

A aluna Emily Prates conta que, junto com a sua dupla Mariana Tavares, no início do processo de criação, enfrentou bastante dificuldade com as ideias, mas com a junção delas e o conhecimento adquirido em sala de aula, conseguiram colocar em prática aquilo que desejavam. Para a releitura, a dupla trouxe um sentido moderno para Georgina Albuquerque, pintora brasileira. A contemporaneidade apresentada por elas veio por meio de roupas, objetos e efeitos de aplicativos.  

Já o aluno Felipe Vargas conta que não enfrentou dificuldades em fotografar, pois já possui experiência na área, seu objetivo, junto com sua dupla Luís Fellipe Pinheiro, foi trazer fatos do seu dia-a-dia. “Seja em lugares ou pessoas, todos os momentos que vinham acontecendo ao nosso redor, foram todas as fotos feitas enquanto eu voltava do trabalho, quando eu via todos esses momentos e registrava.” Para ele, o conhecimento sobre o artista foi importante para entender o que ele fez, o que sentia e o que queria passar, ajudando no contexto de criação da sua releitura.   

Guilherme Withana, do 7º termo de Publicidade e Propaganda, contou um pouco sobre o que achou da exposição como futuro historiador. “Acho extremamente importante relembrar e reivindicar a nossa história como nação, em todos os âmbitos possíveis: social, geográfico, econômico e cultural”, finaliza.  

A exposição ficou disponível durante a semana no corredor do piso 4, bloco B3, da Escola de Comunicação na Unoeste. Ficou curioso? Confira um pouco mais sobre outras releituras apresentadas:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​