19/03/2021 às 11h52
Caroline Araújo e Raphaela Mendes Alexandre
Na última quarta-feira (17/02), foi realizada a segunda mesa-redonda organizada pelos estudantes do primeiro termo de Jornalismo e Publicidade da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.
O tema dessa vez foi “Comportamento de consumo na pandemia”, tendo como convidados o professor e publicitário Matheus Monteiro de Lima e o jornalista e editor de rede da TV Fronteira, João Alberto Pedrini.
Para Matheus, uma das principais mudanças no comportamento das pessoas foi que “o consumo deixou de ocorrer outdoor e passou a ser indoor”, ou seja, mais voltados para bens e produtos que estão relacionados à casa, onde muitos têm ficado maior parte do tempo, impulsionados pelo homeoffice e/ou homescholling.
A aluna Gabriela Godoy levantou a discussão se a “pandemia fez o consumo emocional aumentar?”. Para o professor, ao contrário do que se pensa, com base em pesquisas, a consumação emocional teve queda, dando aumento para a compra racional.
Outra diretriz que dominou a mesa foi sobre quando tudo voltará ao normal. Para o jornalista, João Alberto Pedrini, as coisas voltarão ao “normal” quando a população estiver vacinada, o que levará mais um tempo. Ele ainda observou que “a pandemia gerou novos mercado virtuais que dificilmente vão cair”, ou seja, as pessoas estão se adaptando ao cenário.
Ficou nítido que houve uma mudança no comportamento do consumidor tanto nas áreas do Jornalismo quanto da Publicidade e o que afetou não só a produção da notícia, como a forma de consumi-la.
A busca por informação de qualidade tem crescido, exigindo do profissional da comunicação, cada vez mais, credibilidade. Já na publicidade, um dos desafios é buscar novas soluções, auxiliando os empresários a definir novos nichos e atingir seu público.
Caso você tenha perdido o evento ou queira assistir novamente, basta acessar o canal do YouTube da TV Facopp Online.