Alunos desenvolvem estratégia comunicacional para Fundo Social e Solidariedade de Presidente Prudente

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10/12/2020 às 13:32
Izabelly Fernandes

Ao todo, 59 alunos desenvolveram o projeto divididos em seis equipes e orientados por sete docentes (Foto: Reprodução YouTube)

Em sua 8ª edição, o Projeto Vira Galo já é um evento tradicional da Facopp e, neste ano, nem a pandemia pode fazer com que isso fosse diferente. Os alunos do 7° termo de Publicidade e Propaganda puderam apresentar, na quarta-feira (09/12), uma campanha desenvolvida para um cliente real, que nesta edição foi o Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente. O evento foi transmitido de maneira remota, pelo canal do Youtube da TV Facopp Online.

A união de 59 estudantes e sete professores do curso, fez com o que o trabalho tomasse forma e resultasse em uma campanha muito bem avaliada pelo corpo docente e pelo cliente. Os alunos foram divididos em seis equipes responsáveis por cada parte do processo, sendo elas: Presença Digital, Comunicação Externa, Comunicação Interna, Parceiros e Eventos. Com o uso de recursos educacionais tecnológicos, os encontros diários e semanais puderam ser realizados de forma remota, já que a pandemia restringiu os contatos presenciais.

Como professora supervisora do Projeto Vira Galo, Mariangela Fazano Amendola diz que ele tem uma característica peculiar que o torna um projeto educacional bastante original. Isso porque o Vira Galo sempre atende o terceiro setor ou empresas públicas como clientes reais e integra conceitos de publicidade, propaganda e marketing, focando na resolução dos problemas comunicacionais do cliente. “É um modelo de ensino que permite que os estudantes confrontem questões e problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e agindo de forma cooperativa em busca de soluções”, afirma.

Experiência

Fazendo parte do grupo responsável pela comunicação interna do projeto, o aluno Caio César Barros conta que desenvolver esse trabalho foi um privilégio. Apesar das equipes, o projeto sempre foi único, por isso Caio fala que a interação entre os alunos foi muito importante. “Acho que foi interessante, pois aprendemos a trabalhar em equipe, aprendendo com as experiências de mercado e profissional deles, lidando com diferentes opiniões e sempre abertos ao diálogo e feedbacks dos demais grupos”, relata.

Na formação como publicitário, Caio admite que a experiência de trabalhar com um cliente real é muito importante para o aprendizado, a fim de que os estudantes saibam o que é exigido no mercado de trabalho. “Além do crescimento pessoal, de estar contribuindo para uma instituição social e estar transformando a vida de pessoas por meio do nosso trabalho, foi um privilégio muito grande e tenho muito orgulho de ter feito parte desse projeto tão maravilhoso e agregador”, acrescenta.

Para Thalyta Sardi, que fez parte da equipe da presença digital, o Fundo Social foi um cliente muito especial. Mesmo querendo realizar um trabalho mais presente, o que foi inviável diante da pandemia, Thalyta diz essa foi uma experiência incrível. “Principalmente trabalhar em equipe não é fácil, mas conseguimos dividir bem as atividades usando até a plataforma Trello para dividir bem nosso projeto e todos ficarem cientes do que era para ser feito. Mas, no fim, tudo que estudamos na teoria nos outros termos, conseguimos executar na prática”, conclui.

Cliente

O Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente foi o cliente real da vez. Os alunos se depararam com diversos problemas de comunicação dentro e fora da instituição, principalmente quanto à implementação da tecnologia no processo de divulgação do trabalho da unidade. No entanto, o resultado do projeto trouxe vários elogios, principalmente da assessora do Fundo Social, Odete Tonhon. “Participar desse projeto foi uma maravilha pra gente. Ficamos muito felizes com o resultado, com a integração com os alunos, com o bate-papo e em ver como eles evoluíram e atenderam as demandas que a gente passou”, conta.

Analisando todas as propostas que foram apresentadas na campanha pelos alunos, Odete acredita que muitas coisas poderão ser aproveitadas e colocadas em práticas na instituição. “Os benefícios são diversos, muitas coisas podemos com baixo custo para inovar e mudar a cara do Fundo Social.” No entanto, a assessora reconhece que devido à transição de governo entre 2020 e 2021, algumas propostas terão que ser avaliadas. “A gente vai apresentar tudo que foi proposto, mas vai depender da próxima gestão, se vai utilizar ou não tudo isso. A gente espera que seja aproveitado, pois o projeto ficou sensacional”, fala.

Para Odete, a escolha do Fundo Social como cliente do projeto Vira Galo se resume em uma palavra: gratidão. Diante disso, a supervisora do projeto Vira Galo ainda acrescenta: “Podemos observar que as metodologias significativas de aprendizagem dão resultado quando empreendidas com seriedade, amor e colaboratividade”, finaliza Mariangela.

Ficou com vontade de ver o resultado desse projeto? Confira a 8ª edição do Projeto Vira Galo na íntegra através do canal da TV Facopp Online. Esses são alguns momentos da apresentação!

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