Alunos desenvolvem projeto de análise semiótica

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05/12/2017 às 17:00 – Atualizado em: 05/12/2017 às 22:20 
Maria Eduarda Miriani

Cedida

Vídeo visa contar sobre a vida do filósofo Charles Sanders Pierce e sua teoria


A professora Mariangela Fazano aplicou na disciplina Semiótica, para os cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, o projeto intitulado “Curta Semiótica”. O trabalho busca o desenvolvimento dos alunos na compreensão do conteúdo estudado em sala de aula por meio de um curta-metragem. O foco é apresentar a história e teoria do filósofo Charles Sanders Peirce e analisar uma peça publicitária.

 
A discente Mariangela conta que o projeto é realizado desde 2009 e o feedback dos alunos é sempre positivo, pois os estudantes passam a entender a teoria da semiótica peirceana de forma mais direta e aplicada. “Esse ano a novidade está nas escolhas que os grupos fizeram na execução do trabalho, foram muitas surpresas.”
 
Produção
 
A docente Andreza Santos, do 3° termo de Publicidade e Propaganda, comenta que escolheu a animação para executar seu projeto, por ser uma forma fácil de entender a matéria. “Eu acho importante porque, além de ser uma forma prática, sai um pouco da rotina da sala de aula e acho mais fácil de aprender, de lembrar a matéria, e também aprendemos novas técnicas de apresentação criativa.” Ela ainda conta que, além dos conhecimentos pessoais, ainda aprendeu novas técnicas, edição, gravações de áudio e vídeos que instigaram sua imaginação.
 
O grupo da Amanda Pontes, também do 3° termo de Publicidade e Propaganda, buscou fugir do clichê, focando em uma linguagem nova e tendenciosa: os memes. “Optamos por um vídeo mais dinâmico, serão 10 fatos sobre a semiótica. Iremos mesclar um áudio empolgante com memes, coisas do nosso dia a dia, para atrair os olhares das pessoas”, explica.

Já o aluno Pedro Pacco, do 2° termo de Design Gráfico, afirma que, para a realização do trabalho, optou pela técnica “draw my life”, uma linguagem mais voltada para os internautas, por achar diferente e interessante para retratar o tema. “Não está sendo muito difícil, dividimos bem o conteúdo para que ninguém fique sobrecarregado. Duas pessoas irão fazer os desenhos, uma pessoa a análise, três pessoas a edição e uma o áudio”.
 
Luiz Fernando Estevam, do 2° termo do Design Gráfico, espera aprender e praticar um pouco mais sobre edição e criação de vídeo para depois aplicar a semiótica em sua vida pessoal e profissional. “Usaremos como exemplos as marcas dos heróis mais famosos dos quadrinhos”, relata.

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