Estudantes de Jornalismo apresentam mostra sobre Chatô

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

25/11/2019 às 15:21
Daniel Alvarez e Daniela Silva

Graduandos tiveram que produzir também as próprias capas dos DVDs dos curta-metragens (Montagem: Portal Facopp)

Tradicional na grade do curso de Jornalismo, a produção de curtas-metragens baseados nos capítulos do livro “Chatô: o Rei do Brasil”, obra de Fernando Moraes, mobiliza graduandos do 4º termo na produção de vídeos de um minuto. E nesse semestre não foi diferente, divididos em duplas e trios, os estudantes produziram 16 produtos audiovisuais.

Sob a supervisão e orientação da professora Thaisa Sallum Bacco, na disciplina de Telejornalismo I, os alunos passaram por várias etapas na elaboração até chegar ao produto final. Da definição do movimento cinematográfico a ser seguido até a pós-produção, os discentes tiveram sete semanas para concluir o projeto.

Segundo Thaisa, a proposta desse tipo de trabalho é fazer com que os alunos tenham a base teórica fortalecida com a parte prática. “A produção do audiovisual fortalece e traz um aprendizado muito mais significativo do que uma simples leitura do livro. Então a releitura do Chatô e o processo de contar a história dele por meio do discurso audiovisual promove esse aprendizado mais significativo”.

A estudante Letícia Pereira Petile, do 4º termo de Jornalismo, produziu junto com a aluna Gabriela Madureira, o vídeo Chatô no senado. Para ela, a maior habilidade adquirida foi a perda da timidez, já que precisou de vários figurantes para fazer parte de sua cena.

Já para Milene Gimenez dos Anjos, também do 4º termo de Jornalismo, o aprendizado que fica é a importância de dominar os programas de edição, nesse caso o Adobe Premiere.

Junto com Mayson Martins, ela produziu o curta Repaginada no jornalismo brasileiro e conta que nunca tinha usado a ferramenta de edição, por isso teve que pedir ajuda de amigos. “Seria muito mais legal se eu mesma pudesse ter editado meu próprio trabalho. Então eu vi que todo conhecimento é pouco, é sempre preciso estar indo atrás de saber das coisas, principalmente as digitais”.

OS CURTAS

Apresentados no auditório Buriti, na última terça-feira (19/11), os curtas-metragens produzidos pelos graduandos do 4º termo foram os seguintes: Gago; Uma conquista marcante realizada por Assis Chateaubriand; A Conquista; Dinheiro pouco é tolice; O pacto da aliança liberal; Chateaubriand e a viagem a Porto Alegre; Daqui eu não saio; O reencontro; Inimigos de Chatô; A confusão política de Chatô; Repaginada no jornalismo brasileiro; Candidatura à presidência; O grande dia; Chatô no senado; O embaixador; O início do fim.

Durante as exibições, como uma forma de reflexão, cada um dos estudantes pôde anotar em uma ficha as qualidades e defeitos observados nos curtas produzidos pelos colegas de sala. Houve ainda um momento de autocrítica, no qual os graduandos anotaram o que mudariam no próprio curta.

Ao final da mostra, quatro pontos marcantes foram pontuados por Thaisa, que segundo ela, foram os elementos que mais a surpreendeu ao assistir os vídeos: produção; qualidade; fidelidade ao conteúdo do livro; atuações. A docente elogiou ainda a criatividade dos alunos e a colaboração que os grupos tiveram entre si, devido às parcerias na atuação.

“Em relação aos resultados finais dos filmes, uma turma sempre vai superando a outra. Toda a sala produziu o seu curta, o entregou no prazo determinado e fizeram um investimento bastante grande no roteiro, na direção e no conteúdo, que foi bastante fidedigno em relação ao contado no livro”, finaliza Thaisa.

Em breve todos os curtas-metragens produzidos pelos graduandos estarão disponíveis no canal da TV Facopp Online.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.