Alunos do 4º termo de Jornalismo apresentam projeto interdisciplinar em aula pública 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Júlia Guimarães, especial para Escola de Comunicação
22/11/2022 às 15h

Dois jornais laboratórios foram produzidos em Projeto Integrador que envolveu cinco disciplinas – Foto: Igor Ferri

Alunos do 4º termo de Jornalismo da Escola de Comunicações e Estratégias Digitais da Unoeste apresentaram na noite de quinta-feira (17/11), no auditório Carvalho, os jornais laboratórios  Relicário (@jornalrelicario) e Mãos que falam (@maosquefalam.jornal). Ambos são resultados do projeto interdisciplinar do 4º termo de Jornalismo que envolvem as disciplinas: Redação Jornalística e Laboratório de Impresso (professora Giselle Tomé), Fontes, pauta e apuração (professor Roberto Mancuzo), Fotojornalismo (professora Fabiana Alves) e Produção gráfica (professor Marcelo Mota). A partir de agora, os trabalhos seguem para edição final e impressão.  

Este projeto interdisciplinar, que consiste no jornal laboratório, leva o nome de Jornal Ligação e tem como objetivo fazer com que os alunos aprendam colocando em prática o conteúdo ministrado em aula e evoluam em sua experiência profissional. 

O jornal “Mãos que falam” enfatizou a inclusão dos surdos na sociedade, desde o seu diagnóstico, prevenções, cotidiano e educação pela Língua de Sinais.

Já o “Relicário” buscou produtos e serviços que, com o crescimento tecnológico, entraram em desuso, mas que ainda assim podem coexistir e trazer o sentimento de saudade, nostalgia.

Amigos, familiares dos alunos e integrantes da Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente (ASSPP) participaram do evento que contou com o trabalho de intérpretes. 

Apresentações 

A abertura da noite foi feita pela dupla “Velhos Sinais” formada pelas alunas Lília Cimini e Júlia Guimarães, criada especialmente para a ocasião.

Elas cantaram os sucessos de Alceu Valença com “Anunciação” para representar o jornal “Mãos que falam”, “Relicário” de Nando Reis para o jornal de mesmo nome, e “Apenas Mais Uma de Amor” de Lulu Santos.

Além da apresentação dos jornais realizada pelos dois grupos, a aula pública também contou com o cerimonial das alunas Beatriz Zoccoler e Giovana Cunha. E depois, os professores participantes do projeto Giselle Tomé e Roberto Mancuzo falaram sobre os resultados. 

“Foi muito gratificante ver amigos e familiares no auditório para prestigiar um trabalho que foi construído durante todo o semestre. Uma noite muito importante para todos nós que vivemos esse jornal laboratório. Estou feliz com o resultado, com a apresentação e com a dedicação dos alunos e professores”, conta Beatriz Zoccoler, aluna e chefe de redação do jornal “Relicário”.

Experiência profissional

A professora Giselle Tomé, responsável pela disciplina Laboratório de Impresso, conta que foi um longo processo de aprendizado e que, mesmo com as adversidades e os desafios de se trabalhar em grupo e em lidar com os prazos, os resultados contribuíram para o crescimento dos alunos.  

“Existem experiências que nos transformam. Isso ocorreu com o jornal impresso. Quando havia pensado em realizar um jornal, parecia algo ultrapassado, por conta das redes hoje serem bem presentes, mas no decorrer do processo, me apaixonei pelo jornal impresso e por como ele traz evolução em nosso trabalho, a forma como ele nos ajuda a pensar em títulos, as linhas finas, a forma como encaixar o texto, isso nos traz a realidade do mercado de trabalho, auxiliando muito aqueles que ainda não entraram ao mercado”, comenta a aluna Caroline Araújo

Já para Murilo Oichi, aluno e membro do jornal “Mãos que falam”, administrar os prazos foi um grande desafio, ainda mais por ser um grande trabalho e o principal fator no jornalismo diário. E diz que apesar do cansaço, o jornal trouxe ganchos para diversos outros projetos em sua vida pessoal. “Todo o tempo gasto foi de extrema importância para meu amadurecimento, e tenho certeza de que eu era um antes, e neste momento sou uma versão ainda melhor minha após o jornal”, completa.

Turma se dividiu em duas equipes para produção do Jornal Ligação – Foto: Igor Ferri
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​