Alunos do 5º termo passam pela experiência de gravar telejornal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

20/04/2017 às 10:30 – Atualizado em: 20/04/2017 às 11:06 
Bruna Leite

Thais Vizary

Imagem Notícia

A sala foi dividida em duas equipes e realizou a gravação de duas edições do Telejovem

Os estudantes do 5º termo de Jornalismo realizaram, no Laboratório de TV, a gravação do TeleJovem. O programa tem como objetivo desenvolver na prática aquilo que os alunos aprendem na teoria durante as aulas, na disciplina de Telejornalismo. A sala, que conta com mais de 40 alunos, foi dividida em duas equipes e ambos os grupos produziram uma edição cada na noite da última terça-feira (18/04).

A professora responsável Thaísa Bacco explica que os telejornais produzidos têm na sua composição diversas editorias. As equipes focaram em temas como cultura, esporte, educação etc. “É um telejornal ao vivo, nós chegamos e fazemos um preview e, na sequência, fazemos ao vivo. Isso que é importante por que cada semestre os alunos vão evoluindo mais, tivemos a presença do link com um teaser na escalada, foi um diferencial bem interessante, isso agrega uma experiência a mais para eles”, avalia.

A primeira equipe a gravar o TeleJovem era composta por: Christian Matias, Bárbara Tafarelo, Daniellen Campos, Andressa Aguiar, Guilherme Miranda, Guilherme Napoleão, Isabela Eugênio, Igor Gelako, Isaías Alves, Júlio Terrengue, Karine Andrade, Amanda Amaral, Graziella Alves, Alessandro Nascimento, Beatriz Moura e Jéssica Garcia.

Já o segundo grupo tinha como integrantes os alunos: Nayene Furmigare, Wilian Asph, Larissa Thielli, Victor Gomes, Maria Fernanda Ferreira, Rafael Carlos, Taynara Simões, Mainara Screpanti, Ulian Ananias, Lucas Ribeiro, Victtória Oliani, Melina Gomes, Yutielly Soares, Vinicius Alonso, Mayara Pavan, Nathália Moura, Maicon Santana, Vinicius Santos e Rafael Barbosa.

Vivência

De acordo com Amanda Alburque, que realizou a função de operadora de TP, o TeleJovem trouxe um novo conhecimento pra ela. “Tive que trabalhar com software que não conhecia, masfoi uma experiência muito boa, claro dá um nervoso e muito medo”. A estudante conta que também atuou como cinegrafista durante a produção de um dos VT’s do telejornal. Para ela, o aprendizado não foi só prático ou técnico, pois aprendeu ainda mais sobre o trabalho em equipe. “Eu me sinto mais maleável, acredito que pelo fato de ter que trabalhar com muitas pessoas. Saber respeitar a opinião e o jeito de cada um é essencial”.

Jéssica Garcia, uma das apresentadoras, disse ter escolhido essa função por que sempre foi seu intuito desde o início do curso. “Eu vi no TJ a oportunidade pra que eu realmente percebesse se é isso que desejo. Foi uma experiência única, extraordinária, um trabalho em equipe, onde todos têm suas funções e todos se ajudaram. É algo muito cansativo, foi corrido, mas no final valeu muito a pena”, analisa.

Já Maicon Santana produziu VT e link. Para ele, realizar um trabalho como o TeleJovem é a chance de testar os aprendizados obtidos em sala. “O fato de passarmos por uma experiência desse tipo nos leva a colocar os conhecimentos teóricos em prática. É muito gratificante e ao mesmo tempo assustador, porque é uma gravação ao vivo, onde passamos por todas as possíveis situações reais que podem ocorrer no mercado de trabalho”, avalia.

A aluna Naeyne Furmigare escolheu ser editora chefe para poder testar seus conhecimentos. “O que eu tiro de experiência em relação à função que peguei é que ser editora chefe é uma grande responsabilidade, pois é obrigação do editor estar ciente de tudo, então é preciso cobrar os demais alunos, analisar dados, saber impor regras”. A estudante explica que o nervosismo no momento de executar as funções atrapalhou um pouco o desempenho do trabalho final, mas mesmo assim foi possível tirar bons aprendizados de tudo o que foi feito.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​