Alunos produzem curtas sobre Assis Chateaubriand

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

21/11/2017 às 08:00 – Atualizado em: 21/11/2017 às 09:32 
Yuri Aquinno Cruz

Maria Eduarda Kato

Os curtas serão exibidos na quinta-feira (23/11), no Auditório Carvalho, às 19 horas


Os estudantes do 4º termo de Jornalismo matutino e noturno, orientados pela professora Thaisa Bacco na disciplina de Telejornalismo I, produziram curtas de até um minuto sobre os capítulos do livro Chatô: O Rei do Brasil. Os vídeos finalizados serão exibidos na próxima quinta-feira (23/11), no Auditório Caravalho, às 19 horas.
 
A história retratada no livro é a de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, jornalista pioneiro na televisão brasileira e grande personagem da área da Comunicação no país.  O trabalho foi realizado em parceria com o conteúdo da matéria de História e Linguagem do Cinema, ministrada pelo docente Renato Pandur.
 
O projeto é produzido desde o segundo semestre de 2015, após uma reestruturação na grade do curso de Jornalismo, e, segundo a professora responsável, Thaisa Bacco, foi uma forma de propor a leitura da biografia de Chateaubriand de uma forma diferente. “A gente discute todo o conteúdo do livro por meio do vídeo, então é muito importante, pois é um contato inicial dos alunos com essa prática”, conta.
 
Divididos em 17 grupos entre os dois períodos, os alunos tiveram seus capítulos sorteados. A produção contou com um cronograma de 7 semanas, com as etapas de pré-produção, produção e pós-produção, nas quais os estudantes puderam escolher movimento cinematográfico, personagens, cenário entre outros.
 
A aluna do 4° termo de Jornalismo matutino, Débora Andrade, conta que um dos pontos interessantes foi a descoberta de que questões sociais, muito discutidas atualmente, já existiam há muito tempo. “Muito se fala em corrupção hoje, mas naquela época já existia, Chateaubriand praticamente pagava para a população paraibana votar nele. Dava cinco, dez cruzeiros”, relata.
 
Ela também conta que seu grupo teve uma participação ativa em todos os quesitos do trabalho, e que algumas de suas dificuldades foram o local, roupas e figurantes para a gravação, porém, tudo foi resolvido através do contato com as pessoas.
 
Já a estudante do 4° termo de Jornalismo, Bianca Pereira, conta que a dificuldade foi distinguir o mais relevante nos capítulos para encenar. “Para resolver o problema, lemos os capítulos e decidimos juntos o que receberia mais destaque. O meu grupo fez tudo junto, não dividimos partes, nos reunimos e trabalhamos em equipe ”, finaliza.
 
Ficou interessado? Não perca a exibição que acontece na próxima quinta-feira (23/11), no Auditório Carvalho, às 19 horas. Contamos com você!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.