Alunos produzem programas jornalísticos com temática livre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

11/10/2017 às 09:31 – Atualizado em: 11/10/2017 às 09:24 
Brenda de Oliveira e Sandra Prata

Sandra Prata

 
Os estudantes do 6° termo de Jornalismo da Facopp desenvolveram quatro programas jornalísticos durante o primeiro bimestre, sendo eles: Eco News, Geração.com, Interligados ePrograma Espelhos. A prática faz parte da disciplina de Telejornalismo III ministrada pela professora Thaísa Bacco.
 
De acordo com a docente Thaísa Bacco, essa atividade é importante pois além de trazer maior conhecimento da produção que é mais aprofundada que de um telejornal, traz a possibilidade de inserir esse tipo de programa em diversos contextos. “Pode ser utilizado no mercado de trabalho em diversas situações não só em redações televisivas, mas também em empresas e ongs, não necessariamente dentro de uma grade de programação de uma emissora comercial”.
 
Sobre o processo de produção do programa, Thaísa frisa que além da escolha do tema, todas as etapas foram realizadas pelos próprios alunos, desde elaboração de projeto editorial, identidade visual, formato, estrutura, público alvo, recursos que iriam utilizar, organização das equipes e até edição de imagens.
 
“Cada semana era uma atividade, projeto editorial, pauta, relatórios, roteiro, então houve acompanhamento sistematizado de todas as etapas do projeto. Eu avaliei, orientei e supervisionei para que eles fossem ao caminho final”. A docente ainda avalia que um dos diferenciais dos trabalhos desse semestre foi a inovação de formatos e a diversidade de temas.
 
Resultados
 
Jovens empreendedores e o perfil geração Y que vão para o mercado de trabalho hoje em dia, foi o foco do programa Interligados. De acordo com o facoppiano Willian Asaph, a escolha do tema surgiu por se tratar de um assunto atual. “São jovens que fazem várias coisas ao mesmo tempo, eles trabalham, fazem jornada dupla, são multiperformance, fazem várias coisas bem feitas ao mesmo tempo”.
 
Willian desenvolveu a função de repórter no vídeo jornalístico e segundo ele, a oportunidade agregou primeiramente no fato de sair um pouco de dentro da faculdade. “Fazer entrevistas com pessoas diferentes, que não são da Facopp, é a oportunidade de vivenciar essas experiências, acho que agregou muito no sentido de maturidade profissional”.
 
O desenvolvimento do programa ficou por conta dos alunos: Victor Gomes, Nayene Furmigare, Lucas Ribeiro, Nathália Moura, Melina Gomes, Rafael Barbosa, Willian Asaph e Maicon Santana. O programa finalizado você encontra no link.

Também com o foco na geração Y, o programa Geração.com trata sobre as diferentes formas e abordagens de assuntos entre os jovens nas redes sociais. De acordo com a editora de texto do trabalho, Daniellen Campos, o intuito era mostrar como os jovens se comportam na internet, falar de jovem para jovem.
 
Daniellen que já fez estágio na TV Facopp, reforça a ajuda que essa experiência trouxe para a execução do programa. “Ajudou porque com a TV Facopp eu tive o contato de saber fazer um bom relatório, de corrigir e de edição de imagem também”. Sobre as dificuldades, Daniellen relata que a escolha dos personagens, que tinham como pré-requisito serem ativos nas redes sociais, foi a maior dificuldade.
 
O programa Geração.com foi produzido pelos alunos Andressa Aguiar, Barbara Tafarelo, Ingrid Rocha, Isabela Rocha, Amanda Albuquerque, Christian Mathias, Fábio Dembisque e Daniellen Campos e pode ser assistido no no Youtube.
 
Já o jornalístico Programa Espelhos teve como principal finalidade a desmistificação entre os gêneros em questões de beleza, saúde e estética. De acordo com o repórter e membro da equipe, Guilherme Napoleão, a ideia era mostrar que não são apenas mulheres que podem se cuidar e utilizar cosméticos, mas os homens também.
 
“A maior dificuldade é na hora de ir a campo, na hora de entrevistar na rua, achar alguém para falar, é um tema muito complexo, tem gente que falou que nunca foi ao médico ou ao dermatologista”. Sobre o resultado, Guilherme conta que já esperava coisas boas por se tratar de um grupo e um trabalho em equipe feito com empenho.
 
O grupo foi composto por Guilherme Napoleão, Beatriz Moura, Ana Leal, Júlio Terrengui, Igor Gelako, Karine Andrade, Deilson Bispo, Jhonatan Freire e Isaias Alves.  Assista o resultado aqui.
 
Sustentabilidade é o tema tratado pelo quarto programa jornalístico, o Eco News. Segundo  a cinegrafista Victtoria Oliani, por se tratar de um temática que atinge todos os públicos, desde crianças até adultos, é importante trabalhar para a conscientização do assunto.
 
“Sinceramente não tivemos dificuldade no nosso trabalho, deu tudo certo por causa das divisões, cada um fez sua função e além também. Agregou conhecimento porque colocamos em prática o que aprendemos durante os três anos e meio da faculdade”, finaliza.
 
Eco News foi resultado do trabalho dos alunos: Tainá Firmo, Maiara Pavan, Lilian Ananias, Maria Fernanda Ferreira, Mainara Screpanti, Vinicius Alonso, Victtoria Oliani, Ricardo Zuninga e Vinicius Santos. Para assistir clique aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.