Alunos realizam a implantação de assessoria de imprensa em instituição do terceiro setor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/06/2017 às 10:00 – Atualizado em: 14/06/2017 às 12:06 
Marcos Júnior

Beatriz Vitrio

Imagem Notícia
” Adoce um Vovô” foi uma das campanhas de divulgação criadas pelo grupo durante o desenvolvimento do trabalho

O dia dos namorados, comemorado nesta segunda-feira (12/06), foi especial e marcante para cinco estudantes da Facopp. Mas se engana quem pensa que o atrativo da ocasião se limitou à comemoração da data. Realizado no Auditório Carvalho, os alunos passaram pela banca de defesa que concedeu aos jovens a formação de jornalista.
 
O grupo, composto por Edivan José dos Santos, Karina Fonseca, Maiara dos Santos, Yvo Hiroyuki e Zenilda Cândida da Silva, foi responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Implantação de uma Assessoria de Imprensa para o Lar dos Idosos de Álvares Machado”, que diz respeito ao desenvolvimento de uma assessoria de imprensa para o terceiro setor. A orientação do TCC ficou por conta do professor Homero Ferreira.
 
O objetivo principal do projeto, conforme os estudantes, foi criar um elo entre o lar e a imprensa. Isto porque, ainda de acordo com o grupo, havia uma carência nesta relação entre ambos os lados. A assessoria, portanto, surgiu exatamente para suprir esta necessidade. A relevância social do projeto consistiu na visibilidade que isso levaria até a instituição do terceiro setor. Conforme a professora Aline Blasechi, membro da banca avaliadora, em conjunto da professora Carolina Mancuzo, a escolha do terceiro setor sempre traz uma contribuição. “A relevância social, portanto, já é vista no próprio ato da escolha, que se justifica por si só”, disse.
 
Professor orientador do grupo, Homero Ferreira, afirmou que a vivência do projeto foi incrível. Para ele, o grupo iniciou o trabalho e deu seguimento em razão da necessidade que o local tinha de levar seu nome aos veículos de comunicação. Um dos fatores, também, que acabaram “fisgando” o grupo foi a grande dívida da entidade com a Previdência Social, de quase 1 milhão de reais, o que quase resultou em seu fechamento.
 
“Sem dúvida esse foi um desafio para o grupo de pesquisadores que se sentiu motivado a implantar uma assessoria de imprensa que funcionasse e que fosse benéfica à entidade”, afirmou.
 
Karina Fonseca, uma das formandas, disse que os resultados almejados durante a execução do projeto foram atingidos. Segundo ela, além de mais de trinta publicações em veículos de comunicação regional, o grupo conseguiu, por meio desta divulgação, que a entidade fosse ajudada com alimentos, produtos de limpeza e outros.
 
Uma das campanhas realizadas pela equipe, intitulada de “Adoce um idoso”, ocorreu durante a Páscoa e propôs que as pessoas levassem até a entidade doces para os idosos. Já sobre o futuro, uma vez formada, Karina não hesita: “Espero que eu consiga logo um emprego”, complementou, rindo.
 
Já Célio Fonseca, que é pai de Karina, disse com orgulho que a formação da filha o faz um homem realizado. “Depois de acompanhar todo esse tempo na faculdade, vendo as dificuldades, ajudando como podia e enfim ter a recompensa. Agora é esperar para que tudo continue dando certo daqui para frente”.
 
Yvo Hiroyuki, outro membro da equipe, comenta que o mais desafiador da execução do trabalho foi a questão do feedback. “No começo temíamos que não houvesse retorno dos veículos de comunicação. Felizmente todos do grupo estavam afinados com o tema e continuamos a insistir até que tudo deu certo”.
 
Por fim, Édson Inomoto, representante do Lar dos Idosos, fez questão de parabenizar os estudantes da Facopp. “Muito bacana o que eles fizeram com o nosso o lar. Estão de parabéns”. Quanto a continuidade da assessoria de imprensa, Edson garante que uma reunião interna será formada com o objetivo de dar prosseguimento ao projeto. “Algo como este deve ser mantido, sem dúvida”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​