Amazonense sai do Rio Grande do Norte para cursar Jornalismo na Unoeste

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/03/2021 às 14h04
Jady Alves

Vinícius começou a fotografar por hobby, depois aprimorou as técnicas por meio de aulas online e agora fotografa profissionalmente (Foto: Cedida/Vinicius Dalama)

A faculdade é um sonho para muitos. Ingressar no curso que gosta, descobrir outras paixões na área, fazer novos amigos e curtir a vida universitária. Entretanto, algumas pessoas precisam deixar muitas coisas para trás. Foi o que aconteceu com Vinícius Dalama, estudante do 1º termo de Jornalismo. 

Natural da cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, Vinícius é apaixonado por fotografia e trabalha na área há um ano e meio. Ele começou a fotografar paisagens, animais e coisas que nunca tinha visto no Amazonas para que pudesse guardar o momento consigo. 

Mesmo em uma cidade onde não tinha acesso à internet de qualidade, ele continuou praticando a fotografia nos celulares de amigos e dos familiares. “Vi algumas aulas online, na lan house da minha cidade, de como tirar foto legal. Foi só quando me mudei para Mossoró que tive mais acesso e comecei a praticar mais”, conta Vinícius. 

Após mudança para Mossoró, no Rio Grande do Norte, ele passou a usar o celular do pai para fotografar e em seguida decidiu comprar uma câmera. Então ficou mais fácil para praticar. Vinícius podia alterar as configurações da máquina e mexer em coisas que não dava para mudar nos celulares que usava. 

“Em um certo dia decidi fazer os meus primeiros ensaios, fiz uns três de graça, para treinar e saber se eu conseguia colocar tudo aquilo em prática. O guia de poses, fazer as pessoas modelarem bem e fazer um enquadramento bom”, diz o estudante. 

Vinícius começou a receber feedbacks positivos e ser chamado para fotografar formaturas, grávidas e crianças. Foi assim que ele passou a ganhar dinheiro com o que até então era apenas um hobby. 

“Meu sonho é fotografar um casamento. Para mim, não tem coisa melhor, pois você está eternizando aquele momento, aquele amor, aquele carinho entre eles. Mesmo que dê errado futuramente, é uma memória”, compartilha. 

GRADUAÇÃO 

O rapaz sempre se considerou muito comunicativo, então juntou isso com a paixão por fotografia e decidiu cursar Jornalismo. A escolha da Unoeste veio quando o pai dele sugeriu a universidade, por já ter estudado aqui, e também após Vinícius conferir a grade do curso e gostar muito. 

Com apenas a irmã em Presidente Prudente, Vinícius conta que a adaptação tem sido um pouco complicada por não conhecer muitas pessoas, mas que ainda assim gosta muito da cidade e que ela é tranquila. 

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas estão de forma remota. Uma mudança brusca para antigos alunos e uma surpresa para os novos.

“Não é tão ruim. É mais complicado porque fica difícil a concentração. Estar na sala de aula e interagir é muito diferente. Poder tirar a dúvida com o professor é muito melhor pessoalmente”, pontua Vinícius. 

Com pensamento para depois do término do curso, ele já sabe as áreas em que deseja atuar. “Pretendo entrar na área de jornalismo esportivo ou fotografia esportiva, são as duas coisas que mais gosto. Mas, para ser bem honesto, como todo bom jornalista, se aparecer outra oportunidade, não me importaria. Faria tudo de bom grado e coração aberto”, comenta. 

A Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste deseja boas-vindas ao novo integrante. Que a jornada dele possa ser cheia de aprendizados e conquistas! 

Veja alguns dos trabalhos de Vinícius como fotógrafo. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​